Lista de Exercícios Resolvidos de Movimento Relativo Unidimensional

Ver Teoria

Dois trens partem simultaneamente de um mesmo local e percorrem a mesma trajetória retilínea com velocidades constantes, respectivamente, iguais a 300km/h e 250km/h. Há comunicação entre os dois trens se a distância entre eles não ultrapassar 10km. Depois de quanto tempo após a saída dos trens perderão a comunicação via rádio?

Ver solução completa

Um barco está navegando rio acima, no sentido positivo de um eixo x, a 14 k m / h     em relação à água do rio. A água do rio está correndo a 9,0   k m / h     em relação à margem. Quais são a   o módulo e b   a orientação da velocidade do barco em relação à margem? Uma criança no barco caminha da popa para a proa a 6,0   k m / h em relação ao barco. Quais são c   o módulo e d   a orientação da velocidade da criança em relação à margem?

Ver solução completa

Dois píers estão localizados em um rio: o píer B está situado a 1500   m de A correnteza abaixo, como na figura. Dois amigos devem fazer um percurso do píer A ao píer B e depois voltar. Um deles vai de barco com velocidade constante de 4,00   k m / h em relação à água. O outro caminha pela margem do rio com velocidade constante de 4,00   k m / h . A velocidade do rio é igual a 2,80   k m / h no sentido de A para B . Calcule o tempo de cada um para fazer o percurso de ida e volta.

Ver solução completa

Um cinegrafista está em uma picape que se move para oeste a 20   k m / h enquanto filma um guepardo que também está se movendo para oeste 30   k m / h mais depressa que a picape. De repente, o guepardo pára, dá meia-volta e passa a correr a 45   k m / h para leste, de acordo com a estimativa de um mebro da equipe, agora nervoso, de pé na margem da estrada, no caminho do guepardo. A mudança de velocidade do animal leva 2,0   s . Quais são a o módulo e b a orientação da aceleração do animal em relação ao cinegrafista e c o módulo e d a orientação da aceleração do animal em relação ao membro nervoso da equipe?

Ver solução completa

Um homem de aparência suspeita corre o mais rápido que pode por uma esteira rolante, levando 2,5   s para ir de uma extremidade a outra. Os seguranças aparecem e o homem volta ao ponto de partida, correndo o mais rápido que pode, levando 10,0   s . Qual é a razão entre a velocidade do homem e a velocidade da esteira?

Ver solução completa

Um barco com velocidade de 10 km/h em relação ao rio tenta ir de uma margem a outra. A velocidade da água em relação à Terra é de 5 km/h. Qual deve ser a velocidade do barco em relação à Terra para que ele cruze o rio perpendicularmente às margens?

Ver solução completa

Dois carros, A e B, movem-se no mesmo sentido, em uma estrada reta, com velocidades escalares constantes vA = 100 km/h e vB = 80 km/h, respectivamente.

  1. Qual é, em módulo, a velocidade do carro B em relação a um observador no carro A?
  2. Em um dado instante, o carro B está 600 m à frente do carro A. Quanto tempo, em horas, decorre até que A alcance B?

Ver solução completa

Um carro move-se com velocidade constante de 60 km/h. Começa a chover e o motorista observa que as gotas de água da chuva caem formando um ângulo de 30° com a vertical. Considerando que, em relação à Terra, as gotas caem verticalmente, qual a velocidade em que as gotas de água caem em relação ao carro?

a) 30√3 km/h.

b) 60 km/h.

c) 120 km/h.

d) 30 km/h.

e) 80km/h.

Ver solução completa

A maior esteira de passageiros do Brasil fica no aeroporto do Galeão. Ela tem 100 m de extensão e se move com uma velocidade de aproximadamente 0,65 m/s. Quanto tempo um passageiro se movendo com uma velocidade de 2,35 m/s em relação à esteira levará para chegar ao outro lado?

a) 1,5 min

b) 153 s

c) 1,0 min

d) 33 s

e) 42 s

Ver solução completa

Quando a esteira rolante do aeroporto está estragada, uma pessoa leva 50   s para caminhar do portão de desembarque até o balcão de retirada da bagagem. Quando ela está funcionando e a pessoa fica em pé, parada sobre a esteira, sem caminhar, ela leva 75   s para chegar ao balcão. Quanto tempo ela levaria para ir do portão de desembarque até o balcão de bagagens se caminhasse enquanto a esteira rolante se move?

(a) 35   s

(b) 45   s

(c) 30   s

(d) 24   s

(e) 50   s

Ver solução completa

Uma pessoa está dentro de um elevador panorâmico que sobe com velocidade constante. Em um dado instante ela joga uma maçã verticalmente para cima pegando-a na mesma altura (em relação ao elevador) que a jogou. Um observador do lado de fora do elevador, em repouso, observa o movimento. Considerando sempre as quantidades observadas pela pessoa do lado de fora do elevador: o tempo que a maçã leva para atingir a altura máxima t S ; o intervalo de tempo contado a partir da altura máxima até a pessoa pegar a maçã t R ; o módulo da velocidade com que a maçã deixa a mão da pessoa v 0 e o módulo da velocidade que ela tem ao ser apanhada de volta v 1 . Assinale a alternativa correta.

(a) t S > t R e v 0 = v 1

(b) t S > t R e v 0 < v 1

(c) t S > t R e v 0 > v 1

(d) t S = t R e v 0 < v 1

(e) t S = t R e v 0 > v 1

(f) t S = t R e v 0 = v 1

Ver solução completa

Para descrevermos um movimento precisamos de um ponto de referência.

No dicionário da Língua Portuguesa da Editora Porto - Acordo Ortográfico, uma das definições para referência é: elemento de localização. Definimos, na Física, ponto de referência como:

(a) O local onde está o observador do problema em questão.

(b) O ponto inicial de deslocamento do móvel.

(c) O ponto onde o tempo é igual à zero.

(d) O início da trajetória do movimento.

(e) O local onde dois movimentos se encontram.

Ver solução completa

5 - Um barco leva 3 horas para percorrer 30 k m rio abaixo, e depois 5 h para retornar. Qual é a velocidade do rio em relação à margem?

A) 10   k m / h B) 6   k m / h C) 30   k m / h D) 1   k m / h E) 2   k m / h

Ver solução completa

Um passageiro atrasado que se enconta a uma certa distância do portão de embarque em um aeroporto precisa chegar a ele o mais rapidamente possível. Para tal intento ele considera duas rotas alternativas indicadas na figura por A e B. Na primeira delas (A) ele corre diretamente para uma esteira rolante e continua correndo ao longo dela. A velocidade da esteira em relação ao solo é de 2 m / s . Na segunda (B) ele corre diretamente para o portão. Sabe-se que o comprimento da esteira é de 42 m , e que o passageiro, que consegue correr a uma velocidade de 4 m / s , se encontra a 16 metros da esteira. Dentre estas duas alternativas, aquela que levará o passageiro o mais rapidamente ao portão e o tempo necessário para isto será

  1. A rota (A) com t = 11,0 s
  2. A rota (B) com t = 12,5 s
  3. A rota (A) com t = 9,7 s
  4. A rota (B) com t = 8,3 s
  5. A rota (A) com t = 14,5 s

Ver solução completa

Dois trens partem simultaneamente de um mesmo local e percorrem a mesma trajetória retilínea com velocidades, respectivamente, iguais a 300km/h e 250km/h. Há comunicação entre os dois trens se a distância entre eles não ultrapassar 10km. Depois de quanto tempo após a saída os trens perderão a comunicação via rádio?

Ver solução completa

Duas esferas idênticas, uma à frente da outra, rolam sem atrito sobre um platô horizontal, com vetores velocidade iguais. A distância de separação entre elas vale d e o módulo de suas velocidades vale v . A seguir, elas despencam sob ação da gravidade por um plano inclinado, atingindo, ao final deste, um segundo platô horizontal em nível inferior ao primeiro (tudo ocorre sem atrito). A distância que as separa agora vale d ’ e o módulo das velocidades vale v ’ .

Em cada uma das alternativas abaixo, fazem-se duas afirmativas. Aponte a alternativa em que ambas as afirmativas estão corretas.

Obs.: As alternativas dessa questão foram alteradas em relação ao original.

  1. d ’ = d ; A velocidade relativa entre as esferas tem mesmo módulo tanto no platô inferior quanto no superior.
  2. d ’ = d ; A velocidade relativa entre as esferas tem módulo diferente no platô inferior em relação ao platô superior.
  3. d ’ > d ; A velocidade relativa entre as esferas tem mesmo módulo tanto no platô inferior quanto no superior.
  4. d ’ < d ; A velocidade relativa entre as esferas tem módulo diferente no platô inferior em relação ao platô superior.

Ver solução completa