Enunciado

22. A FIGURA EX4.22 mostra o gráfico velocidade angular versus tempo para uma partícula movendo-se em um círculo, partindo de θ 0 = 0   r a d em t = 0   s . Desenhe o gráfico posição angular versus tempo. Inclua escalas adequadas em cada eixo.

Passo 1

Para fazer o gráfico que é pedido no enunciado primeiro vamos analisar o comportamento da partícula a parti do gráfico que temos, pois assim podemos encontrar o deslocamento angular, já que:

Δ θ = ω Δ t

A partir disso podemos saber quanto a partícula se deslocou em um intervalo de tempo.

Passo 2

Vamos começar análise do gráfico então.

Temos que de t = 0 até t = 2   s temos uma velocidade angular de 20   r a d / s , assim temos que Δ θ = 40   r a d .

De t = 2   s até t = 4   s temos uma velocidade angular de 10   r a d / s , assim temos que Δ θ = 20   r a d .

De t = 4   s até t = 6   s temos uma velocidade angular de 0   r a d / s , assim temos que Δ θ = 0   r a d .

E por último temos que de t = 6   s até t = 8   s temos uma velocidade angular de - 1 0   r a d / s , assim temos que Δ θ = - 2 0   r a d .

Passo 3

A partir da análise do passo anterior temos o seguinte gráfico do deslocamento angular em função do tempo:

Resposta

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Usando um diagrama de movimento, encontre a direção da aceleração da massa presa na ponta de um pêndulo quando ela está em um ponto onde o sentido do seu movimento é invertido.
No problema 38 , escreva o vetor que descreve o deslocamento de uma mosca se ela vai rapidamente da ponta do vetor dos minutos para a ponta do vetor de horas às 3 : 00P . M .
No problema 38 , encontre os deslocamentos da ponta de cada ponteiro (ou seja Δ A → e Δ B → ) quando o tempo avança de 3 : 00P . M . para 6 : 00P . M .
Um relógio de parede tem um ponteiro de minutos com um comprimento de 0,50m e um ponteiro de horas com um comprimento de 0,25m . Tome o centro do relógio como a origem, e usa um sistema de coordenadas
Durante uma competição de aeromodelismo controlado por rádio, cada avião deve voar do centro de um círculo de 1,0 km de raio para qualquer ponto do círculo, e retornar ao centro. O vencedor é o avião