Enunciado

23. Um antiquado disco compacto de vinil gira sobre o prato do aparelho a 45   r p m . Quais são ( a ) a velocidade angular em r a d / s e ( b ) o período do movimento?

Passo 1

Então galera o primeiro item pede a velocidade angular em r a d / s sendo que ele já nos fornece essa velocidade em r p m que significa rotações por minuto, então o disco faz 45 rotações em um minuto.

Então temos que descobrir quantas rotações ele faz por segundo, pois assim basta multiplicarmos por 2 π   r a d já que em uma rotação temos um deslocamento de 2 π   r a d .

Tendo encontrado a velocidade angular em r a d / s podemos encontrar o período através da seguinte equação:

T = 2 π   r a d ω

Passo 2

Vamos lá então, temos 45 rotações por minuto e em um minuto temos 60   s , assim dividindo a quantidade de rotações por 60   s temos a quantidade de rotações por segundo, assim:

ω = 45   r p m

= 45 60   r p s

⇒ ω = 0,75   r p s

Multiplicando por 2 π   r a d temos a velocidade em r a d / s , assim:

ω = 0,75 ( 2 π )

⇒ ω = 1,5 π   r a d / s

Passo 3

Agora podemos encontrar o período das rotações, temos o seguinte:

T = 2 π   r a d ω

Substituindo o que sabemos, temos:

T = 2 π   r a d 1,5 π   r a d / s

⇒ T = 1,33   s

Resposta

( a )

ω = 1,5 π   r a d / s

( b )

T = 1,33   s

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Qual é o módulo da aceleração de um velocista que corre a 10 m / s ao fazer uma curva com 25m de raio?
Um ventilador realiza 1200 revoluções por minuto. Considere um ponto situado na extremidade de uma das pás, que descreve uma circunferência com 0,15m de raio. (a) Que distância o ponto percorre em uma
Um satélite da Terra se move em uma órbita circular, 640k m acima da superfície da Terra, com um período de 98,0m i n . Quais são (a) a velocidade e (b) o módulo da aceleração centrípeta do satélite?
Um menino faz uma pedra descrever uma circunferência horizontal com 1,5m de raio e uma altura de 2,0m acima do chão. A corda arrebenta e a pedra é arremessada horizontalmente, chegando ao solo depois
Faça uma estimativa da ordem de grandeza do número de revoluções que o pneu de um automóvel típico gira em um ano. Mencione as quantidades que você mede ou estima e seus valores.