Enunciado

A aceleração de uma partícula em um campo elétrico depende da razão carga sobre massa da partícula: (a) Calcule q / m para um próton e determine sua aceleração em um campo elétrico uniforme de módulo 100   N / C . (b) Determine o tempo que um próton inicialmente em repouso neste campo leva para atingir a rapidez de 0,01 c (onde c é a velocidade da luz). (Quando a rapidez do elétron se aproxima da velocidade da luz c , deve ser utilizada a cinemática relativística para determinar seu movimento, mas a uma rapidez de 0,01 c ou menor, a cinemática não relativística é suficientemente precisa para a maior parte dos casos)

Passo 1

  1. Para o próton, m = 1,67 × 10 - 27   k g e q = 1,6 × 10 - 19   C . Logo,
  2. e m = 9,58 × 10 7   C / k g

    Passo 2

  3. Vamos calcular a aceleração que o próton está sujeito:

E q = m a ∴ a = E q m = 9,58 × 10 9     m / s 2

Logo, o tempo será:

v = v 0 + a Δ t Δ t = v a = 3 × 10 6 9,58 × 10 9 = 0,3   m s

Resposta

  1. 9,58 × 10 7   C / k g
  2. 0,3   m s
Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Copie a FIGURA Q27.2 em uma folha. Em cada item, desenhe um ponto ou vários pontos sobre a figura a fim de mostrar qualquer posição ou posições (que não sejam infinitamente distantes) onde E → = 0 → .
Quais são o módulo e a orientação do campo elétrico na posição indicada pelo ponto na FIGURA EX27.2? Especifique a direção por meio de um ângulo acima ou abaixo da horizontal.
Quais são o módulo e a orientação do campo elétrico na posição indicada pelo ponto na FIGURA EX27.1? Especifique a direção por meio de um ângulo acima ou abaixo da horizontal.
A figura ao lado mostra as linhas de força associadas a um par de cargas puntiformes + 2 qe– q , separadas por uma distância d . Analise o traçado e verifique qualitativamente o comportamento das linh
Um modelo clássico de uma molécula ionizada é constituído por um par de partículas fixas, ambas de carga + e , separadas por uma distância 2 a com uma terceira partícula de carga - e , massa m , descr