Enunciado

a)Mostre que ∫ 0 x f v d v = 1 , onde f ( v ) é a distribuição de Maxwell-Boltzmann da Equação (18.31). b)Em termos da definição física de f ( v ) , explique porque a integral da parte (a) precisa ter esse valor.

Passo 1

Eai pessoal. Bom, aqui nós vamos avaliar a integral, conforme especificado no problema.

A equação 10.31 é a seguinte:

( v ) m é d 2 = ∫ 0 ∞ v 2 f v d v

Nós vamos utilizar a fórmula integral dada no Problema 18.85, que é:

∫ 0 x x 2 n e - α x 2 d x = 1 ⋅ 3 ⋅ 5 … ( 2 n - 1 ) 2 n + 1 a n   π α

Com α = m / 2 k T .

Passo 2

  1. Assim,
  2. ∫ 0 ∞ f ( v ) d v = 4 π m 2 π k T 3 / 2 ∫ 0 ∞ v 2   e - m v 2 / 2 k T d v = 4 π m 2 k T 3 2 1 4 m 2 k T π m / 2 k T = 1

    Passo 3

  3. f   ( v )   d v é a probabilidade de uma partícula ter velocidade entre v e v   +   d v ; a probabilidade de que a partícula tem alguma velocidade é unidade, então a soma (integral) de f   ( v )   d v deve ser 1 .

Resposta

Ei, a resposta está no passo a passo :)

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Considere um pobre viajante perdido no deserto caminhando a 5 km/h em um dia quente, vestindo somente roupa de banho. A temperatura da pele dessa pessoa tende a aumentar devido a quatro mecanismos: i)
Uma esfera com 0,500m de raio, cuja emissividade é 0,850 , está a 27 ° C em um local onde a temperatura ambiente é 77,0 ° C . Com que taxa a esfera (a) emite e (b) absorve radiação térmica? (c) Qual é
As unidades de calor específico c são J/kg · K, mas as unidades de calor de fusão L f ou calor de vaporização L v são simplesmente J/kg. Por que as unidades de L feL v não incluem o fator K - 1 para l
Nós temos sorte de a Terra não estar em equilíbrio térmico com o Sol (visto que a temperatura na superfície do Sol é 5.800 K). Mas por que a Terra e o Sol não estão em equilíbrio térmico?
Por que um dia quente e úmido nos trópicos costuma ser mais desconfortável para os seres humanos que um dia quente e seco no deserto?