1.

Num estudo sobre a energia captada por formigas em virtude de uma lâmpada acesa, assumiu-se que a lâmpada poderia ser entendida como uma pequena esfera de raio 0,0 5 0   m , emissividade 0,80 e temperatura de 36 0   K na superfície. Suponha que a formiga intercepte 0,8 % da energia irradiada pela lâmpada.

Qual é a quantidade de energia que a formiga intercepta em 1 0   m i n de exposição?

Resolução
2.

Um cubo de 6,0.10 - 6   m de aresta e emissividade 0,75 , à temperatura de - 100 ° C , flutua no espaço sideral, onde a temperatura é - 150 ° C . Qual é a taxa líquida de transferência da radiação térmica do cubo?

Resolução
3.

Suponha que você intercepte 5,0.10 - 3 da energia irradiada por uma esfera quente que tem um raio de 0,020   m , uma emissividade de 0,80 e uma temperatura de 500   K na superfície. Qual é a quantidade de energia que você intercepta em 2,0   m i n ?

Resolução
4.

Uma esfera com 0,500   m de raio, cuja emissividade é 0,850 , está a 27,0 ° C em um local onde a temperatura ambiente é 77,0   ° C . Com que taxa a esfera a   emite e b absorve radiação térmica? c   Qual é a taxa líquida de troca de energia da esfera?

Resolução
5.

Um cilindro maciço de raio r 1 = 2,5   c m ,   comprimento h 1 = 5,0   c m , emissividade 0,850   e temperatura 30 ° C   está suspenso em um ambiente de temperatura 50 ° C . a Qual é a taxa líquida P 1 de tranferência de radiação térmica do cilindro? b   Se o cilindro é esticado até que seu raio seja r 2 = 0,50   c m , sua taxa líquida de trasferência de radiação térmica passa a ser P 2 . Qual é a razão P 2 / P 1 ?

Resolução
6.

Um astronauta está solto no espaço, trabalhando duro no seu traje espacial lacrado. Ele está exposto ao Sol, o qual incide sobre o traje com potência total de 1370   W / m 2 . Parte desta radiação solar é refletida pelo traje branco e pelo capacete espelhado (que são assim justamente com este fim), mas uma parcela substancial é absorvida pelo traje. Para não superaquecer, o astronauta precisa transferir calor para sua vizinhança, por meio de

(A) Condução de calor para o espaço

(B) Convecção da atmosfera dentro do traje

(C) Irradiação de calor para o espaço

(D) Evaporação de gás para o espaço

(E) Um processo isocórico dentro do traje

Resolução

Esse conteúdo é exclusivo para cadastrados.

Cadastre-se grátis no maior portal de exatas do Brasil!

Relaxa, não vamos publicar nada no seu nome.

  • Resumões direto ao ponto
    Resumões
    direto ao ponto
  • Exercícios resolvidos passo a passo
    Exercícios resolvidos
    passo a passo
  • Videoaulas incríveis
    Videoaulas
    incríveis
  • Aulões Salva-Vidas
    Aulões
    Salva-Vidas