Enunciado

Antes de ir fazer seu exame médico anual, um homem de 70,0 kg cuja temperatura é 37 ,O ºC consome uma lata inteira de 0,355 L de refrigerante (quase todo composto de água) a 12,0 ºC. (a) Qual deve ser a temperatura do corpo dele quando o equilibro for atingido? Despreze qualquer efeito de aquecimento provocado pelo metabolismo do homem. O calor específico do corpo do homem é igual a 3.480 J/kg · K. (b) A variação de temperatura do corpo dele é suficiente para que possa ser lida por um termômetro médico comum?

Passo 1

Use a potência e o tempo para calcular a entrada de calor Q e então use a Eq. (17.13) para

calcular c.

  1. P = Q t , então o calor total transferido para o líquido é Q = P t = 65.0 120 = 7800   J
  2. Q = m c Δ T

    Dado

    c = Q m Δ T = 7800 0.780 22.54 - 18.55 = 2.51 ∙ 103   J k g ∙ K

    Passo 2

  3. Então o Q real transferido para o líquido é menor que 7800 J, então o c real é menor que o nosso valor calculado; nosso resultado na parte (a) é superestimado.

Resposta

Ver o desenvolvimento

Exercícios de Livros Relacionados

Use as condições e os processos mencionados no Problema 19.64 para calcular a) o trabalho realizadp pelo gás, o calor fornecido ao gás e a variação da energia interna durante a compressão inicial; b)
A potencia do motor de um automóvel é diferetamente proporcional à massa de ar empurrada para dentro dos cilindros do motor para produzir uma reação química com a gasolina. Muitos carros possuem um tu
Calcule o trabalho realizado por um agente externo durante uma compressão isotérmica de 1,00m o l de oxigênio de um volume de 22,4L a 0 ° C e 1,00a t m para um volume de 16,8L .
Alguns viajantes no deserto transportam água em um recipiente de lona. Uma parte da água se infiltra e evapora da parte externa do recipiente. Como isso faz a água de dentro do recipiente esfriar?
Antes de aplicar uma injeção, o médico esfrega seu braço com algodão embebido em álcool isopropílico à temperatura ambiente. Por que isso faz você sentir seu braço frio? (Dica: a razão não é o medo da