Enunciado

Um bloco de 15,0   l b está no chão.

  1. Que força o chão exerce sobre o bloco?
  2. Uma corda é amarrada no bloco e passada verticalmente sobre uma polia. A outra extremidade é presa a um corpo de 10,0   l b suspenso livremente. Qual é agora a força exercida pelo chão no bloco de 15,0   l b ?
  3. Se o corpo de 10,0   l b da parte (b) for substituído por um corpo de 20,0   l b , qual será a força exercida pelo chão no bloco de 15,0   l b ?

Passo 1

E aiii galera, vamos fazer uma questão aqui?

Vem comigo!

Letra a:

De acordo com a terceira lei de Newton, a força exercida pelo bloco no chão F b f é igual em magnitude e oposto na direção da força exercido pelo piso sobre o bloco F f b :

F f b = - F b f = 15 l b   para cima

Passo 2

Letra b:

A força de suspensão livre de ( 10 l b ) diminuiria a força exercida pelo piso no bloco para f f b = 15 - 10 = 5   lb   para cima .

Passo 3

Letra c:

A força de suspensão livre de 20 l b faria o bloco acelerar para cima uma vez que é maior que o peso do bloco, de modo que a força exercida pelo chão no bloco seria 0 l b .

Resposta

  1. 15 l b  para cima
  2. 5  lb para cima .
  3. 0 l b .
Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

No sistema de figura, o bloco 1 tem massa de 10 Kg e seu coeficiente de atrito estático com o plano inclinado é de 0,5. Entre que valores mínimo e máximo pode variar a massa m do bloco 2 para que o si
No sistema da figura, m 1 = 20K g ,m 2 = 40K gem 3 = 60K g . Desprezando as massas das polias e dos fios e o atrito, calcule a aceleração do sistema e as tensões nos fios 1,2 e 3.
No sistema da figura ( máquina de Atwood) , mostre que a aceleração a da massa M e a tensão T da orda( desprezando as masss da corda e da polia) são dadas por a = M - m M + m g T = 2 m M M + m g
Um pintor está sobre uma plataforma suspensa de uma polia. Puxando a corda em 3, ele faz a plataforma subir com aceleração g/4. A massa do pintor é de 80 Kg e a da plataforma é de 40 Kg. Calcule as te
Um bloco de massa m 1 = 3,70k g sobre um plano sem atrito inclinado, de ângulo θ = 30,0 ° , está preso por uma corda de massa desprezível, que passa por uma polia de massa e atrito desprezíveis, a um