Enunciado

Um bloco de 3,0 k g , movendo-se a 4,0 m / s , sofre uma colisão frontal elástica com um bloco estacionário de 2,0 k g . Use conservação da quantidade de movimento e o fato de que a rapidez relativa de separação é igual à rapidez relativa de aproximação, para determinar a velocidade de cada bloco após a colisão. Confira sua resposta, calculando as energias cinéticas inicial e final de cada bloco.

Passo 1

Aqui é mais uma colisão típica entre dois blocos. Isso tá pedindo conservação da quantidade de movimento! Ele disse que a colisão é elástica, então vale usar coeficiente de restituição igual a 1.

Passo 2

Vamos chamar os blocos de M = 3 k g e m = 2 k g , e V e v as velocidades desses blocos após a colisão, respectivamente. Ele falou que a velocidade inicial do bloco M é v 0 = 4 m / s Podemos usar conservação da quantidade de movimento para obter uma relação entre as velocidades finais.

M v 0 = M V + m v

3 × 4 = 3 × V + 2 × v - >   3 V + 2 v = 12

Passo 3

Como a colisão é elástica, o coeficiente de restituição vale 1. Isso é equivalente a dizer que a rapidez relativa de separação é igual à rapidez relativa de aproximação.

e = v - V v 0 = 1 → v - V = v 0 = 4

v = V + 4

Substituindo na equação do passo 2:

3 V + 2 V + 4 = 12

5 V = 4  

V = 0.8 m / s

Assim,

v = 0.8 + 4

v = 4.8 m / s

Passo 4

Agora, vamos calcular a energia cinética final e inicial para ver se o resultado é compatível, pois na colisão elástica há conservação de energia.

K i = 3 × 4 ² / 2 = 24 J

K f = 3 × 0.8 ² / 2 + 2 × 4.8 ² / 2   = 24 J

Como a energia se conservou, quer dizer que os resultados são compatíveis!

Resposta

V M = 0.8 m / s

v m = 4.8 m / s

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Dois discos de shuffleboard de massas iguais, um laranja e outro amarelo, estão envolvidos em uma colisão oblíqua elástica. O disco amarelo está inicialmente em repouso e é atingido pelo disco laranja
Um próton, que se move na velocidade v ii ^ , colide elasticamente com outro que está inicialmente em repouso. Supondo que ambos tenham velocidades iguais após a colisão, encontre (a) a velocidade de
Dois blocos estão livres para deslizar ao longo da pista de madeira sem atrito mostrada na Figura P8.19. O bloco de massa m 1=5,00k g é solto da posição mostrada, a uma altura h=5,00m acima da parte p
Dois discos de shuffleboard de massas iguais, um laranja e outro amarelo, estão envolvidos em uma colisão oblíqua elástica. O disco amarelo está inicialmente em repouso e é atingido pelo disco laranja
Uma bola de bilhar movendo-se a 5,00m / s colide com outra parada com a mesma massa. Após a colisão, a primeira bola se move a 4,33m / s a um ângulo de 30,0 ° em relação à linha original de movimento.