Responde Aí

Enunciado

Um bloco de madeira de 1,0 kg é empurrado contra uma parede vertical de madeira pela força de 12N mostrada na figura abaixo. Se o bloco encontra-se inicialmente em repouso, ele escorregará para baixo, para cima ou se manterá em repouso?

Passo 1

O bloco está, inicialmente, em repouso. Vamos considerar o eixo y positivo pra baixo e calcular as forças que estão agindo no bloquinho, considerando a aceleração igual a zero e SEM CONSIDERAR o atrito por enquanto.

F y = m g - F s e n ( 30 º ) =

F y = 9,80 - 12 s e n ( 30 º ) =

F y = 3,80 N

Isso significa que o bloco está sendo puxado pra baixo com uma força de 3,80N. O que precisamos saber é se a força de atrito estática vai ser capaz de cancelar essa força. Pra isso, vamos calcular a força de atrito máxima.

F a t - m a x = - µ e F   c o s ( 30 º )   =

O coeficiente de atrito não foi dado no enunciado, mas foi dado na tabela 6.1 do livro e é igual a 0.5 (eu fui lá ver pra você

F a t - m a x = - 0.5 ⋅ 12   c o s ( 30 º )   =

F a t - m a x =   - 5.2 N

Obs: a força máxima é negativa porque tá contra o sentido do movimento. Significa que o atrito consegue fazer ATÉ 5.2N pra cima, enquanto que a força pra baixo estava sendo 3.80N. Isso significa que a força de atrito consegue cancelar a força resultante pra baixo e, com isso, a gente descobriu que o bloquinho vai permanecer parado.

Resposta

Permanecerá parado

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Um piloto com massa de 50k g sai de um mergulho vertical por
Você e seus amigos empurram um porco engordurado de 75,0k g
Considere o bloco da figura abaixo. Mostre que, em geral, os
O raio de curvatura da pista no topo de um loop em uma monta
Uma moeda de 100g está apoiada em uma mesa horizontal que ro