Enunciado

Uma bola de 8,0   k g , suspensa do teto por um fio leve de 135   c m de comprimento, é atingida em uma colisão elástica por uma bola de 2,0   k g que se move horizontalmente a 5,0   m / s   imediatamente antes da colisão. Ache a tensão no fio logo após a colisão.

Passo 1

Fala, galera! Beleza? Vamos resolver essa questão!

O enunciado pediu pra gente encontrar a tensão no fio logo após a colisão das duas bolas.

Para resolver essa questão vamos olhar para bola suspensa, inicialmente em repouso, que é atingida elasticamente por uma outra bola e realiza um movimento de pêndulo. Para isso vamos utilizar a equação:

v B 2 x = 2 m A m A + m B v A 1 x

para encontrar a velocidade da bola pendurada logo após a colisão. Depois, poderemos aplicar a segunda lei de Newton ∑ F = m a   para encontrar a tensão no fio.

Repara que após a colisão, a bola pendurada se move em um arco de círculo (só lembrar de um pendulo) com raio R = 1,35 m e a r a d = v 2 R .

E vamos considerar a A a bola de 2 k g e B a bola de   8 k g .

Vamos lá!

Passo 2

Para aplicar ∑ F = m a para a bola pendurada, vamos adimitir + y   estar para cima, pois a r a d é para cima. Vamos esboçar o diagrama de força de corpo livre para a bola de 8 k g :

Aplicando a fórmula com os dados do enunciado, temos:

v B 2 x = 2 m A m A + m B v A 1 x

Substituindo os dados:

v B 2 x = 2 ⋅ 2 k g 2 k g + 8 k g ⋅ 5 m / s

v B 2 x = 2 m / s

Então, logo após a colisão, a bola tem velocidade v   =   2 m / s .

Passo 3

A partir do diagrama de corpo livre, temos as forças estão atuando no e i x o   y , então:

  ∑ F y = m a y

Isso nos dá que:

T - m g = m a r a d

Considerando a r a d = v 2 R e isolando T na equação, ficamos com:

T = m g + v 2 R

Substituindo os dados, temos a nossa tensão:

T = 8 k g ⋅ 9,8   m / s 2 + 2   m / s 2 1,35   m

T = 102   N

Observe que a tensão antes da colisão é o peso da bola, 78,4   N . Logo após a colisão, quando a bola começou a se mover, a tensão é maior do que isso.

Valeu, galera! Até a próxima! 😉

Resposta

T = 102   N

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Um corpo de 2k g movendo-se para a direita com uma velocidade4m / s faz uma colisão frontal elástica com outro de1k g que estava inicialmente em repouso. A velocidade do corpo de 1k g após a colisão é
Uma colisão elástica frontal ocorre entre duas bolas de bilhar de massas iguais. Se uma bola vermelha estiver indo para a direita com velocidade v e outra azul estiver indo para a esquerda com velocid
Na Fig. 9-67, o bloco 1 de massa m 1 desliza sem velocidade inicial ao longo de uma rampa sem atrito a partir de uma altura h=2,50m e colide com o bloco 2 de massa m 2=2,00 m 1 , inicialmente em repou
Você está controlando um acelerador de partículas, enviando um feixe de 1,50 ∙ 10 ⁷ m / s ⁷ de prótons (de massa m) sobre um alvo gasoso de um elemento desconhecido. Seu detector mostra que alguns pró
Forneça os detalhes dos cálculos de α e de β do Exemplo 8.13 (Seção 8.5).