Enunciado

Uma carga pontual + q está d / 2 distante de uma superfície quadrada com lado d e está exatamente acima do centro do quadrado como indicado na Fig. 27-26. Determine o fluxo elétrico através do quadrado. (Sugestão: Considere o quadrado como uma das faces de um cubo com aresta d .)

Passo 1

O fluxo total através de um cubo seria q / c 0 . Como a carga está no centro do cubo, esperamos que o fluxo através de qualquer lado seja o mesmo, ou 1/6 do fluxo total. Portanto, o fluxo através da superfície quadrada é   q / 6 ε 0 .

Resposta

q / 6 ε 0 .

Exercícios de Livros Relacionados

Qual é a capacitância das duas esferas metálicas mostradas na FIGURA EX30.26?
Você precisa construir um capacitor de 100 pF para um projeto de ciências. Seu plano é cortar dois quadrados de metal com dimensões L × L e inserir um separador entre eles. O separador mais delgado de
Qual é a fem de uma bateria que carrega um capacitor de 2,0 u F com 48 u C ?
Dois eletrodos quadrados de alumínio, de 2,0 c m × 2,0 c m , estão espaçados por 0,50 mm. Os eletrodos estão conectados a uma bateria de 100 V.a. Qual é a capacitância correspondente?b. Quanto vale a
Inicialmente, o interruptor da FIGURA EX30.27 está aberto, e o capacitor, descarregado. Que quantidade de carga fluirá através do interruptor após ele ser fechado?