Enunciado

Uma certa cera de esqui é classificada para uso entre –12 e –7,0ºC. Qual é essa faixa de temperatura na escala Fahrenheit?

Passo 1

Olá! Faixa de temperatura é um intervalo de temperaturas. Então, ele nos deu um intervalo de temperaturas em graus celsius, certo? Porque temos uma temperatura máxima e uma mínima.

E pede que a gente dê um intervalo equivalente em Fahrenheit. Como a gente faz? Temos essa fórmulinha que relaciona as temperaturas em celsius T C e em Fahrenheit T F :

T C = 5 9 T F - 32 °

O que podemos fazer é usar essa relação para achar o valor equivalente a temperatura máxima de – 7,0 º C em Fahrenheit, e fazer o mesmo para a temperatura mínima – 12 , 0 º C . Assim a gente vai ter um intervalo de temperaturas em Fahrenheit como ele pede.

Vamos!

Passo 2

Queremos a temperatura em Fahrenheit, então vamos isolar T F na nossa fórmulinha:

T f = 9 5 T C + 32 °

Agora é substituir os valores de T f dados!

- Temperatura mínima:

T C = – 12 , 0 º C

Ela equivale a:

T f = 9 5 - 12 ° + 32 ° = 10 , 4   º F

- Temperatura máxima:

T C = – 7,0 º C

Ela equivale a:

T f = 9 5 - 7 ° + 32 ° = 19 , 4   º F

Logo nosso intervalo novo está entre 10 , 4 ° F e 19 , 4 ° F . 😊

Resposta

E n t r e   10 , 4   º F   e   19 , 4   º F

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

a) Calcule a única temperatura em que as escalas de Fahrenheit e Celsius coincidem. B) Calcule a única temperatura em que as escalas de Fahrenheit e Kelvin coincidem.
Você propõe uma nova escala de temperaturas com temperaturas dadas em ° M . Você define 0° M como o ponto de fusão do Mercurio, e 100 com o ponto normal de ebulição do mercúrio. a) Qual é o ponto norm
Em uma escala linear de temperatura X, a água congela a – 125,0 ° X e evapora a375,0 ° X . Em uma escala linear de temperatura Y, a água congela a – 70,00 ° Y e evapora a 230,00 ° Y . Uma temperatura
A temperatura de um gás é 373,15 K , quando está no ponto de ebulição da água. Qual é o valor limite da razão entre a pressão do gás no ponto de ebulição e a pressão no ponto triplo da água? (Suponha
Calcule a menor quantidade de energia, em joules, necessária para fundir 130g de prata inicialmente a 15 °C .