Enunciado

Conhecendo-se o campo E em um só ponto, podemos calcular V no mesmo ponto? Se não, que informações a mais são necessárias?

Passo 1

Fala galera, bora lá! A intensidade do campo elétrico é proporcional ao gradiente de potencial. Isso significa variação no potencial dividido pela distância entre os dois pontos.

E = - d V d x

Uma analogia: a força do campo elétrico é como o gradiente de uma colina. Você pode encontrar o gradiente de uma colina conhecendo a altura (potencial) em um ponto? Não. O que você precisa é a altura em dois pontos (potencial em dois pontos) e a distância entre esses dois pontos.

Resposta

Não.

Exercícios de Livros Relacionados

Determine (a) a carga e (b) a densidade superficial de cargas de uma esfera condutora de 0,15 m de raio cujo potencial é 200 V (considerando V = 0 no infinito).
Considere uma carga pontual q = 1,0 μC, o ponto A a uma distância d 1 = 2,0m de q e o ponto B a uma distância d 2 = 1,0m de q. (a) Se A e B estão diametralmente opostos, como na figura da esquerda aba
Na figura abaixo, qual é o potencial elétrico no ponto P devido às quatro partículas se V = 0 no infinito, q = 5,00 fC e d = 4,00 cm?
A figura abaixo mostra um arranjo retangular de partículas carregadas mantidas fixas no lugar, com a = 39,0 cm e as cargas indicadas como múltiplos inteiros de q1 = 3,40 pC e q2 = 6,00 pC. Com V = 0 n
Uma gota d'água esférica com uma carga de 30 pC tem um potencial de 500 V na superfície (com V = 0 no infinito). (a) Qual é o raio da gota? (b) Se duas gotas de mesma carga e raio se combinam para for