Enunciado

Um copo de água, na vertical, acelera para a direita ao longo de uma superfície plana horizontal. Qual é a origem da força que produz a aceleração de um pequeno elemento de água no meio do copo? Explique usando um diagrama. Dica: a superfície da água não permanecerá horizontal enquanto o copo estiver acelerando. Desenhe um diagrama de corpo livre para um pequeno elemento de água.

Passo 1

Fala, querido! Ele quer saber qual é a origem da força que faz um elemento no meio de um copo de água se mover quando o copo se move.

Talvez não dê para você pegar um copo de água agora e mover para ver o que acontece, mas eu vou te dizer. Se você pega um copo e arrasta ele para direita, a superfície da água fica com essa configuração:

Essa é a dica que o enunciado dá, ele quer que a gente perceba que a superfície da água fica inclinada.

Passo 2

Repara que a altura da coluna de água sobre o ponto 1 é maior do que a coluna sobre o ponto 2

Acontece que a pressão em um ponto é proporcional a coluna de fluido sobre esse ponto. Então quer dizer que a expressão no ponto 1 , que vamos chamar de P 1 é maior do que a pressão no ponto 2 , que vamos chamar de P 2 .

P 1 > P 2

E tem mais! Como a altura da superfície da água vai diminuindo para a direita, temos que a pressão dentro do copo, a uma mesma altura do fundo, vai diminuindo conforme a gente vai olhando mais para a direita.

Passo 3

O pulo do gato aqui é entender que se a gente tem um elemento de água dentro do copo, a pressão exercida no lado esquerdo dele vai ser maior que a pressão exercida no lado direito, porque a altura da coluna de água está maior quando olhamos para a esquerda.

Se a pressão exercida no lado esquerdo do elemento é maior, a força gerada nesse lado é maior do que a força gerada pela pressão no lado direito, o que causa uma aceleração do elemento para a direita

Assim a gente pode dizer que a origem da força que causa uma aceleração num elemento de água dentro do copo é a diferença de pressão que ocorre porque a superfície da água fica inclinada.

Repara que esse elemento não se move na vertical (a água não sobe nem desce, só se move para esquerda), então podemos dizer que sua força peso fica em equilíbrio com a força de empuxo.

Resposta

O elemento acelera, pois, há uma diferença de pressão dentro do copo quando ele é empurrado para a direita.

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Um tubo em U é preenchido com água até que o nível do líquido esteja 28 cm acima do fundo do tubo (Figura a). O óleo, que tem uma gravidade específica de 0,78, é agora derramado em um braço do tubo em
A Figura 13-30 é um diagrama de um túnel de marmota. A geometria das duas entradas é tal que a entrada 1 é cercada por um montinho e a entrada 2 é cercada pelo chão plano. Explique como o túnel se man
Plasma sanguíneo flui de uma bolsa, através de um tubo, para a veia de um paciente, onde a pressão sanguínea é 12 mmHg. A densidade do plasma sanguíneo a 37°C é 1,03. Qual é a menor elevação que a bol
Um curto-circuito elétrico impede o fornecimento d potencia necessária para um submarino que está situado a 30m abaixo da superfície do oceano, A tripulação deve empurrar uma escotilha com área de 0,7