Enunciado

A Figura 13-30 é um diagrama de um túnel de marmota. A geometria das duas entradas é tal que a entrada 1 é cercada por um montinho e a entrada 2 é cercada pelo chão plano. Explique como o túnel se mantém ventilado, e mostre em que sentido o ar escoará através do túnel.

Passo 1

Esta é uma questão bem teórica! Vamos começar analisando a figura, A entrada 1 estará cercada por montinhos, isso implica que as linhas de corrente que estão passando por ali vão se curvar e seguir na direção entrada 1.

Aqui vamos precisar de um conceito novo. Em torno de centros de alta pressão, também chamados anticiclones, a força de gradiente de pressão é dirigida para fora e a força centrífuga para dentro. Então, na entrada 1 vai existir um gradiente de pressão para cima que produz a força centrípeta para baixo. Isso significa que há uma redução da pressão na entrada 1.

Nenhuma redução ocorre na entrada 2, portanto, a pressão é maior que a pressão na entrada 1. E o ar circula de 2 para 1, mantendo o tubo ventilado.

Resposta

Ei, a resposta está no passo a passo :)

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

O tanque em forma de L mostrado na Figura está cheio d’água e é aberto na parte de cima. Se d = 5,0m , qual é a força exercida pela água: (a) Na face A e (b) Na face B ?
Dois recipientes cilíndricos iguais, com as bases no mesmo nível, contêm um líquido de massa específica 1,30 × 10 ³k g / m ³ . ³ ³ A área de cada base é 4,00c m ² ², mas em um dos recipientes a altura
Um tubo em forma de U , aberto nas duas extremidades, contém mercúrio. Quando 11,2c m de água são despejados no lado direito do tubo, de quanto o mercúrio sobe no lado esquerdo em relação ao nível ini
A figura mostra um tubo em forma de U modificado: o lado direito é mais curto que o esquerdo. A extremidade do lado direito está d = 10,0c m acima da bancada do laboratório. O raio do tubo é 1,50c m .
A água flui através do tubo na figura abaixo e sai para a atmosfera na extremidade direita da seção C. O diâmetro do tubo é de 2,00 cm em A, 1,00 cm em B e 0,88 cm em C. A pressão do manômetro na o tu