Enunciado

a) Defenda a seguinte afirmação: “Em cada onda sonora senoidal, a variação da pressão dada pela Equação (16.4) atinge o valor máximo quando o deslocamento dado pela Equação (16.1) é igual a zero”. b) Para uma onda sonora senoidal dada pela Equação (16.1), com amplitude A = 10,0 μ m e comprimento de onda λ = 0,250   m , faça um gráfico do deslocamento y e da flutuação de pressão p em função de x para t = 0 . Mostre pelo menos dois comprimentos de onda em seus gráficos. c) O deslocamento y em uma onda sonora não senoidal é mostrado na Figura 16.42 em função de x para t = 0 . Faça um gráfico mostrando a flutuação de pressão p dessa onda em função de x para t = 0 . Essa onda sonora possui a mesma amplitude de 10,0   μ m da onda do item ( b ) . Ela possui a mesma amplitude de pressão? Justifique são resposta. d) A afirmação do item (a) é necessariamente verdadeira quando a onda sonora não for senoidal? Explique seu raciocínio.

Passo 1

a) A gente pode dizer que onde existe um nó de deslocamento ( y = 0 ) , o ar está comprimido ou rarefeito naquele ponto, por isso, a pressão vai ser máxima, dessa forma, onde existe ventre de pressão, existe nó de deslocamento e vice-versa.

Passo 2

b) Com o valor dado do comprimento de onda λ , podemos calcular o número de onda k para podermos montar o gráfico. Com t = 0 , a equação da onda fica:

y x , 0 = A c o s ( k x - ω 0 )

y x = A c o s k x

Sendo que k é:

k = 2 π / λ

Com o valor de comprimento de onda dado λ = 0,250   m :

k = 25,13   m - 1 ≈ 25   m - 1

Substituindo esse valor e a amplitude do enunciado:

y x = ( 10 μ m ) c o s ( 25 m - 1   x )

O gráfico então fica (vamos multiplicar a escala em y por 10 - 6 e dividir a escala em x por 25, porque senão as ondas irão ficar muito juntas e vai ficar difícil visualizar):

Para a amplitude de pressão, a equação vai ficar parecida, mas com a função seno no lugar:

P x = B k A s e n k x

O gráfico fica:

Passo 3

c) O gráfico de flutuação da pressão vai ter a seguinte cara:

A amplitude de pressão não será a mesma, porque como a amplitude de pressão é a derivada de x da equação da função de deslocamento da onda, e a onda da letra (c) é diferente da letra (b), as amplitudes serão diferentes.

Passo 4

d) Quando ocorre um nó de deslocamento em uma função diferente não senoidal, o máximo de pressão não necessariamente será nesse nó, como podemos ver pela letra (c), a pressão atinge seu máximo antes do nó do gráfico dado na questão, e depois dele ela continua seu valor máximo até cair.

Resposta

Ei, a resposta está no passo a passo :)

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Um pulso isolado, cuja forma de onda é dada por h ( x - 5 t ) , com x em centímetros e t em segundo, é mostrado na figura para t = 0 . A escala do eixo vertical é definida por h = 2 . Qual é (a) a vel
Quando um projétil veloz, como uma bala ou um fragmento de bomba, atinge um colete moderno à prova de balas , o tecido do colete detém o projétil e impede a perfuração dispersando rapidamente a energi
Uma onda senoidal é produzida em uma corda com uma massa específica linear de 2,0g / m . Enquanto a onda se propaga, a energia cinética dos elementos de massa ao longo da corda varia. A figura ( A ) m
A Figura 16.45 mostra a flutuação de pressão P de uma onda sonora não senoidal em função de x para t = 0 . A onda se propaga no sentido + x .a) Faça o gráfico da flutuação de pressão P em função de t