Enunciado

Desenhe um diagrama de movimento, um diagrama de identificação das forças exercidas e um diagrama de corpo livre.

Um avião a jato está acelerando na pista durante a decolagem. A resistência do ar não é desprezível.

Passo 1

Se liga! Vamos começar fazendo o diagrama das forças sobre foguete.

Uma força bem intuitiva é a força gravitacional F G → , que a Terra faz sobre o foguete. Como o foguete está sobre o plano, deve haver uma força do plano sobre o foguete, N → . Além desta força, para o foguete acelerar, deve haver uma força de empuxo, F → E m p u x o . Como há resistência do ar, existe uma força contra o movimento do foguete,   D → .

Passo 2

Agora podemos fazer o diagrama do corpo livre. Como no enunciado foi dito que o foguete está acelerando na pista, temos que a resultante apontará na direção da força de empuxo. Assim o diagrama fica como na figura a seguir.

Passo 3

Agora podemos fazer o diagrama de movimento.

Como o foguete está se movimentando sobre o plano até atingir a velocidade de decolar, temos que a velocidade tem a direção da força de empuxo e contrária a força de resistência.

Resposta

a )  

b )    

c )  

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

3. Um tijolo cai do telhado de uma loja de três andares. Quantos vetores força seriam representados no diagrama de corpo livre correspondente? Liste-os.
5. Você arremessa uma bola no ar diretamente para cima. Imediatamente após tê-la lançado, que forças são exercidas sobre a bola? Para cada força de sua lista, (a) decida se ela é uma força de contato
4. Na FIGURA Q5.4, o bloco B está caindo e, com isso, arrastando o bloco A sobre uma mesa. Quantos vetores força seriam representados no diagrama de corpo livre do bloco A? Liste-os.
9. Se um objeto encontra-se em repouso, você pode concluir que não existem forças exercidas sobre ele? Explique.
6. Uma força constante exercida sobre A o faz acelerar a 5m / s 2 . Exercida sobre B, a mesma força o faz acelerar a 3m / s 2 . Aplicada a C, ela o faz acelerar a 8m / s 2 . a. Qual dos objetos possui