Enunciado

  1. Refaça o diagrama.
  2. Identifique a orientação do vetor aceleração, representando-o como um vetor em seu diagrama. Ou, se for apropriado, escreva.
  3. Se possível, identifique a orientação do vetor velocidade, representando-o como um vetor com a notação apropriada.
  4. Redija uma curta descrição de um objeto real para o qual o diagrama de corpo livre desenhado seja apropriado. Use como modelos de descrição os Exemplos 5.4, 5.5 e 5.6.

Passo 1

Se liga! Vamos responder os itens (a) e (b).

No item (a) precisamos refazer o diagrama.

Passo 2

No item (b), é pedido a aceleração.

Como F → R e s   aponta da direita para esquerda, podemos dizer que não há força resultante na direção y . A aceleração aponta na mesma direção de F → R e s .

Passo 3

No item (c) é pedido para indicar a orientação do vetor velocidade.

Como f → c representa a força de atrito cinético, se considerarmos um caso de movimento sem rolamento, esta força deve estar orientada no sentido oposto à velocidade. Portanto, a orientação da velocidade deve ser.

Passo 4

No item (d) é pedido para que seja feita uma descrição adequada de um objeto real para o diagrama de corpo livre.

Como temos a presença da força normal e ela está na mesma direção da força gravitacional, podemos dizer que o mesmo se movimenta na horizontal. Então podemos imaginar um bloco sendo puxado por uma mola, movimentando-se na horizontal.

Resposta

a )   e   b )    

c )    

d )   u m   b l o c o   s e n d o   p u x a d o   p o r   u m a   m o l a ,   s e   m o v i m e n t a n d o   n a   h o r i z o n t a l .

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Você é passageiro de uma limusine que tem os vidros opacos que não lhe permitem ver o exterior. O carro está em um plano horizontal, podendo acelerar aumentando ou diminuindo a rapidez, ou realizando
Ultrapassando um carro em uma rodovia, você verifica que, em relação a você, o carro ultrapassado tem uma aceleração a → apontando para o oeste. No entanto, o motorista do carro está mantendo rapidez
Uma bola está sob a ação de uma força única, conhecida. Apenas com esta informação, você pode dizer qual a orientação do movimento da bola em relação a algum referencial inercial? Explique.
Se apenas uma força não-nula atua sobre um objeto, o objeto está acelerado em relação a todos os referenciais inerciais? É possível que o objeto tenha velocidade nula em algum referencial inercial e n
Um elétron inicialmente estacionário (massa = 9,11.10 - 31k g ) sofre uma aceleração constante ao longo de 1,5c m , atingindo a velocidadede 6,0.10 6m / s . Determine (a) o módulo da força responsável