Enunciado

O diâmetro externo de um pote de vidro e o diâmetro interno de sua tampa de ferro medem ambos 725   m m à temperatura ambiente. Qual será o tamanho da folga entre a tampa e o pote se a tampa for colocada sob água quente até que sua temperatura suba para 50   ° C sem alterar a temperatura do vidro?

Passo 1

Bom, as dimensões do pote não mudam, porque o enunciado diz que não variamos a temperatura do pote, a única coisa que muda é a temperatura da tampa. Vamos aplicar então a equação de expansão linear para a tampa:

∆ L = L 0 α ∆ T

Passo 2

Considerando que a temperatura ambiente é 20   ° C , e usando o coeficiente do de dilatação do aço para o ferro (pois são muito próximos), a equação fica:

∆ L = 725   m m 1,2 × 10 - 5   ° C - 1 50 ° C - 20 ° C

∆ L = 0,26   m m

Essa será a variação da tampa do pote, e por isso, será a folga entre o pote e a tampa de ferro.

Resposta

Ei, a resposta está no passo a passo :)

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Uma vidraça tem exatamente 20c m por 30c m a 10 ° C . De quanto aumenta a área da vidraça quando a temperatura aumenta para 40 ° C , supondo que pode se expandir livremente?
Uma barra de aço a 25,0 ° C é fixada nas duas extremidades e resfriada. A que temperatura a barra se rompe? Use a tabela 12 - 1 .
Em um certo experimento , uma pequena fonte radioativa deve se mover com velocidades selecionadas, extremamente baixas. O movimento é conseguido prendendo a fonte a uma das extremidades de uma barra d
Como resultado de um aumento de temperatura de 32 ° C , uma barra com rachadura no centro dobra pra cima . Se a distância fixa L 0 é 3,77 m e o coeficiente de dilatação linear da barra é 25.10 - 6 / °
Por que o nível de mercúrio de um termômetro primeiro diminui um pouco quando o termômetro é colocado pela primeira vez em água morna?