Enunciado

Um dispositivo é considerado "ôhmico" se um gráfico de corrente versus voltagem aplicada for uma linha reta através da origem. A resistência R do dispositivo é o recíproco da inclinação desta linha. Uma junção pn é um exemplo de dispositivo não ôhmico, como pode ser visto na Figura 38-21. Para dispositivos não-ôhmicos, às vezes é conveniente definir a resistência diferencial como o recíproco da inclinação da curva I versus V. Usando a curva na Figura 38-21, estime a resistência diferencial da junção pn nas tensões aplicadas de –20 V, +0,2 V, +0,4 V, +0,6 V e +0,8 V.

Passo 1

Fala aíí. Cara, já te adianto que essa questão não é muito justa kkkk porque teríamos que traçar as retas tangentes ao gráfico nos valores de tensão que queremos e achar as inclinações. Mas... alguns valores não aparecem no gráfico kkk aí temos esse problema, mas confia em mim, que vai dar certo haha.

Vamos dar uma olhada na Figura 38-21:

Podemos traçar linhas tangentes em cada uma das tensões e estimar a inclinação, que será a resistência diferencial. Então:

As inclinações serão dadas pela divisão ∆ x ∆ y × 1000 , pois os valores estão em m A . Dessa forma, por exemplo, para V = 0,2   V :

R = 0,2 0,5 × 1000 = 40 Ω

O procedimento é sempre esse para todas as retas traçadas. Só tenho duas coisas pra te falar antes de dar os outros valores. Para V = - 20   V , repare que a reta é praticamente horizontal, dessa forma, a resistência será infinita, ok?? Isso porque teremos um ∆ x = ∞ .

A outra coisa é que, como falei lá no início, temos valores como o de V = 0,8   V que não aparecem no gráfico... Aqui, você só tem que confiar em mim mesmo kkk. Mas relaxa, vamos ver os resultados:

V = - 20   V → R = ∞

V = 0,2   V → R = 40   Ω

V = 0 , 4   V → R = 2 0   Ω

V = 0 , 6   V → R = 1 0   Ω

V = 0 , 8   V → R = 5   Ω

Resposta

V = - 20   V → R = ∞

V = 0,2   V → R = 40   Ω

V = 0,4   V → R = 20   Ω

V = 0,6   V → R = 10   Ω

V = 0,8   V → R = 5   Ω

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Quando uma placa fina de material semicondutor é iluminada com radiação eletromagnética monocromática, a maior parte da radiação é transmitida através da placa se o comprimento de onda for maior que 1
O ouro tem uma energia de Fermi de 5,53 eV. Determine o calor específico molar em volume constante em temperatura ambiente para ouro.
A radiação eletromagnética incide na superfície de um semicondutor. O comprimento de onda máximo dessa luz, necessário para que os elétrons cruzem a lacuna de energia entre a banda de valência e a ban
A energia do estado fundamental do átomo de hidrogênio é dada por () 22041 e 8∈− = hemE (Equação 36-15 e 36-16 onde 4π∈0 é substituído por k -1). Modifique esta equação usando a informação do Problema
No efeito Hall, o coeficiente Hall RH é a constante de proporcionalidade entre o campo elétrico transversal e o produto do campo magnético aplicado pela densidade de corrente. Ou seja, E y = RH Bz Jx,