Enunciado

Os dois cabos que predem os blocos vistos na Figura 5.19 resistem a uma tensão máxima igual a 1,5   m g . O bloco de baixo é repentinamente abandonado, de forma que ao se completar a queda permitida pelo cabo de baixo um dos cabos irá se romper. Qual deles? Sugestão: faça a experiência para testar a sua resposta.

Passo 1

Oi pessoas, tudo certo com vocês? Espero que sim 😊. Nessa questão vamos entender mais sobre tração.

Primeiro, vamos imaginar a situação.

Quanto o corpo ainda está suspenso, o cabo 1 tem uma força de tração somente da massa do corpo 1. Certo?

Vamos lembrar que cabos e fios eles têm o mesmo comportamento de mola, ou seja, podemos utilizar a lei de Hooke:

F =   - k x

Imagine que você tem uma mola e estique ela o máximo que conseguir. Ela vai deformar certo? O mesmo acontece com cabos, se aplicarmos uma força elevada ele pode deformar.

E se aplicamos uma força repentina, em outras palavra, matematicamente falando com derivada tendendo ao infinito. O cabo irá se romper.

É o que acontece nesse exemplo, o cabo de baixo é submetido a uma elevação de forçar brusca o que acarretará seu rompimento.

Resposta

O cabo que une os dois blocos.

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Um distribuidor de bandejas de cafeteria suporta uma pilha de bandejas em uma prateleira pendurada por quatro molas espirais idênticas sob tensão, uma perto de cada canto da prateleira. Cada bandeja é
Uma mola leve com constante de força 3,85N / m é comprimida 8,00c m quando é mantida entre um bloco de 0,250k g à esquerda e um bloco de 0,500k g à direita, ambos apoiados sobre uma superfície horizon
69 . Quando cargas diferentes são penduradas em uma mola, ela se distende em comprimentos diferentes, como mostrado na tabela a seguir. ( a ) Faça um gráfico da força aplicada pela distensão da mola.
A mola de DNA. Uma molécula de DNA, com sua estrutura helicoidal dupla, em algumas situações pode se comportar como uma mola. A medição da força exigida para esticar moléculas de DNA isoladas sob dive