Enunciado

Um eletricista foi eletrocutado por acidente e numa reportagem jornalística afirmou-se que: “Ele tocou acidentalmente num cabo de alta tensão e 20.000   V de eletricidade atravessaram seu corpo.” Critique tal afirmação.

Passo 1

Fala galera, bora lá! Vemos muitos erros nessa afirmação.

Os diversos usos da eletricidade no dia a dia e a alta frequência desses usos tornam comum a exposição de pessoas à passagem de CORRENTE ELÉTRICA e a seus efeitos perigosos.

Portanto, não passam 20000   V de eletricidade pelo corpo do eletricista, o que passa é uma corrente elétrica. Podemos dizer que o que determina as consequências do choque é a intensidade da corrente elétrica, ou seja, o valor da corrente. Lembrando que a corrente elétrica é medida no Sistema Internacional de Unidades em ampère. Por isso que a reportagem jornalística está equivocada visto que existe ima diferença entre eletricidade e corrente elétrica.

Resposta

Ei, a resposta está no passo a passo :)

Exercícios de Livros Relacionados

Uma carga de 15 n C pode ser gerada por simples friccionamento. Para que potencial (relativo a V = 0 no infinito) tal carga iria surgir em uma esfera condutora e isolada de 16 cm de raio?
Ache ( a ) a carga e ( b ) a densidade de carga sobre a superfície de uma esfera condutora de raio 15,2c m cujo potencial é de 215V . Suponha V = 0 no infinito.
O objeto de metal na Fig. 28-41 é uma figura de revolução em relação ao eixo horizontal. Se este está carregado negativamente, esboce alguns equipotenciais e linhas de campo elétrico. Use preferencial
Uma carga de −9,0 nC está distribuída uniformemente em um anel fino de plástico situado no plano yz, com o centro do anel na origem. Uma carga pontual de −6,0 pC está situada no ponto x = 3,0 m do eix
Uma partícula de carga q é mantida fixa num ponto P e uma segunda partícula de massa m com a mesma carga q está inicialmente em repouso a uma distância r 1 de P . A segunda partícula é, então, liberad