Enunciado

Um enfeite com forma de esfera oca, de massa M = 0,015 kg e raio R = 0,050 m, é pendurado em um galho da árvore de N atai por um pequeno fio preso à superfície da esfera. Se o ornamento é deslocado a uma pequena distância e solto a seguir, ele oscila como um pêndulo físico com atrito desprezível. Calcule seu período. (Dica: use o teorema dos eixos paralelos para encontrar o momento de inércia da esfera ao redor do pivô situado no galho da árvore.)

Passo 1

Para inicio de conversa, iremos calcular o momento de inercia da esfera para o eixo do pivô, iremos utilizar o teorema dos eixos paralelos para isso:

I = I 0 + M d 2

Nesse caso, temos que:

I 0 = 2 M R 2 3

d = R

Passo 2

Assim:

I = 2 M R 2 3 + M R 2

= 5 M R 2 3

Agora iremos calcular o momento de inercia, que nesse caso, é dada por:

T = 2 π I M g d

Passo 3

T = 2 π I M g d

T = 2 π 5 M R 2 3 M g r

T = 2 π 5 3 ∙ R g

Agora iremos substituir o valor:

T = 2 π 5 3 ∙ 0.05 9.8  

T = 0.58   s

Resposta

T = 0.58   s

Exercícios de Livros Relacionados

(a) Se o pêndulo físico do exemplo que envolve a Fig. 15-11 é invertido e pendurado pelo ponto P , qual é o período de oscilação? (b) O período é maior, menor ou igual ao valor anterior?
Um bloco retangular, com faces de largura a = 35 c m e comprimento b = 45 c m , é suspenso por uma barra fina que passa por um pequeno furo no interior do bloco e colocado para oscilar como um pêndulo
Dois pêndulos possuem as mesmas dimensões (comprimento L) e massa total (m). O pêndulo A é uma esfera bem pequena oscilando na extremidade de uma barra uniforme de massa desprezível. No pêndulo B, met
Desejamos suspender um aro fino usando um prego e fazer o aro executar uma oscilação completa com ângulo pequeno a cada 2,0 s. Qual deve ser o valor do raio do aro?