Enunciado

Ver Outros Exercícios
desse livro

Esboce as linhas de campo para o dipolo elétrico e para o dipolo magnético mostrados na Figura 27-47. Como a aparência das linhas de campo difere próximo ao centro de cada dipolo?

Passo 1

E aí bonit@s, vocês estão bem?

Essa questão pede para que desenhemos a aparência das linhas de campo para o dipolo elétrico, que vai ter um campo elétrico, e o dipolo magnético que vai ter um campo magnético. Então vamos combinar o seguinte: eu vou deixar aqui os esboços de ambos os campos e aí a gente debate sobre como são desenhados que é bem simples, olha só

Passo 2

Para o dipolo elétrico nós temos que a carga positiva produz um campo radial pra fora, enquanto que a carga negativa produz um campo radial ‘entrando’. Já para o dipolo magnético o que vai nos dar a aparência do campo magnético será a regra da mão direita lembrando que nesse caso é a que envolve corrente. Agora observe que, embora os dois campos distantes (os campos distantes dos dipolos) sejam os mesmos, os dois campos próximos (os campos próximos aos dipolos) não são. No centro do dipolo elétrico, o campo elétrico é antiparalelo à direção do campo distante acima e abaixo do dipolo, e no centro do dipolo magnético, o campo magnético é paralelo à direção do campo distante acima e abaixo o dipolo. Um fato que é importante notar é que enquanto as linhas de campo elétrico começam e terminam em cargas elétricas, as linhas de campo magnético são contínuas, ou seja, elas formam circuitos fechados. Prontinho, tá resolvida a questão, não disse que era bem tranquila?

Resposta

Exercícios de Livros Relacionados

Dois fios estão no plano da página e conduzem correntes em sentidos op
Determine a magnitude da força por unidade de comprimento exercida por
Dois fios longos, retilíneos e paralelos, separados por 8,6   c m
Como um estudante técnico, você está preparando uma aula de demonstraç
Três fios longos, retilíneos e paralelos passam pelos vértices de um t