Enunciado

Quando há escassez de energia em países frios, muitos artigos de revistas recomendam às pessoas que mantenham suas casas a uma temperatura constante durante o dia e à noite para poupar combustível. Esses artigos afirmam que, quando se desliga o aquecimento à noite, as paredes, o teto e outras áreas se resfriam e precisam ser reaquecidos de manhã. Assim, mantendo a temperatura constante, essas partes da casa não se resfriarão e não terão de ser reaquecidas. Esse argumento faz sentido? As pessoas realmente poupariam energia seguindo esse conselho?

Passo 1

E ai seres de luz, tudo bem?

Como diz o Homer “Filho, este aparelhinho vai nos ajudar a escapar dessa fria!”

Para solucionarmos este problema iremos relembrar os conceitos de temperatura e escala de temperatura, descrito na seção 17.1 deste capitulo.

As escalas de temperatura possuem uma relação entre si, dessa forma, o valor de uma temperatura em uma escala possui um valor correspondente em outra escala.

Mantendo a temperatura da casa constante não se precisa gastar energia a mais para que o ambiente volte ao equilíbrio térmico.

Sendo que deixar a casa resfriar voltando ao equilíbrio térmico, será necessária uma grande quantidade de energia para aumentar a temperatura além do equilíbrio.

“Eu não estava mentindo! Estava escrevendo ficção com a boca.”

Resposta

Portanto, o argumento da revista faz sentido. Sendo a resposta para o problema, SIM.

Exercícios de Livros Relacionados

Uma certa cera de esqui é classificada para uso entre –12 e –7,0ºC. Qual é essa faixa de temperatura na escala Fahrenheit?
Sabendo que o ponto de fusão do ouro é igual a 1945.4 ºF, expresse essa temperatura em graus Celsius.
É noticiado na previsão do tempo que haverá uma queda na temperatura igual a 15.0 ℃℃ nas próximas quatro horas. Em quantos graus cairá a temperatura na escala Fahrenheit?
O ponto de ebulição do nitrogênio, N 2 , é 77,35K . Expresse essa temperatura em graus Fahrenheit.
Em que temperatura as escalas de temperatura Fahrenheit e Celsius terão a mesma leitura?