Enunciado

Por que um tubo contendo água se rompe quando a água congela? Um termômetro de mercúrio se romperia se a temperatura fosse menor que a temperatura de solidificação do mercúrio? Por quê?

Passo 1

E ai meus queridos? Tudo certinho?

“Operador! Me dê o número do responde ai!.... Preciso resolver essa questão”

Para resolver este problema, vamos colocar em prática nosso conhecimento sobre temperatura e os efeitos de mudança de fase da água e mercúrio.

A água, quando muda de seu estado líquido para sólido, aumento de volume, porém, o tubo não irá expandir, podendo assim se romper.

Já o mercúrio, como a maioria das substâncias, contrai quando congela, então não quebraria o tubo que o contém.

Porque a água expande ao congelar. Já o mercúrio contrai e, portanto, o termômetro não

rompe.

"Se algo é difícil de fazer, vale a pena ser feito!"

Resposta

Vide a explicação.

Exercícios de Livros Relacionados

Na escala de temperatura de Réaumur, o ponto de derretimento do gelo é 0º R e o ponto de ebulição da água é 80 º R. Derive expressões para converter temperaturas na escala de Réaumur para as escalas C
A temperatura no interior do sol é de aproximadamente 1.0 x 10 7K .Quanto equivale essa temperatura em:a) Celsius?b) Fahrenheit?
O sódio funde a 371 K. Qual é o ponto de fusão de sódio na Escalas de temperatura Celsius e Fahrenheit?
O ponto de ebulição de oxigênio em 1, 0 ATM é 90,2 K. Qual é a ebulição ponto de oxigênio em 1, 0 ATM nas escalas Celsius e Fahrenheit?
Um termômetro de gás a volume constante indica 50,0 torr no ponto triplo da água.a) Esboce um gráfico da pressão versus temperatura absoluta para este termômetro.b) Qual será a pressão quando o termôm