Enunciado

Explique por que diminuir a temperatura de sua casa à noite, no inverno, pode economizar os gastos com aquecimento. Por que o custo do combustível consumido para reaquecer a casa, pela manhã, não é igual à economia feita mantendo-a fria durante a noite?

Passo 1

Bom, vamos observar primeiro como calcular o calor cedido ou absorvido por um corpo:

Q = m . c . ∆ T

Olha que legal, a quantidade de calor é diretamente proporcional à diferença de temperatura.

Pensando assim, quanto menor a diferença de temperatura, menor a quantidade de calor a ser doado. Então, a taxa que a casa perde calor, que deve ser substituída pelo forno, é maior à noite quando a temperatura da casa é mantida alta, já que a ∆ T será maior.

Durante a manhã, a temperatura exterior será maior e a diferença de temperatura menor. Então, reaquecer a casa vai exigir menos quantidade de calor.

Resposta

Ei, a resposta está no passo a passo :)

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

A energia cinética translacional média das moléculas de um gás depende de (a) número de mols e temperatura, (b) pressão e temperatura, (c) somente pressão, (d) somente temperatura.
Imagine que você tenha uma quantidade fixa de gás ideal em um recipiente que se expande para manter a pressão constante. Se dobrar a temperatura absoluta do gás, a velocidade média das moléculas (a) p
O oxigênio tem uma massa molar de 32 g/mol e o nitrogênio tem uma massa molar de 28 g/mol. As moléculas de oxigênio e nitrogênio em uma sala têm(a) energias cinéticas translacionais médias iguais, mas
Dois gases diferentes estão na mesma temperatura. O que se pode dizer sobre as energias cinéticas translacionais médias das moléculas? O que se pode dizer sobre a velocidade quadrática média das moléc
Por qual fator a temperatura absoluta de um gás deve ser aumentada para dobrar a velocidade quadrática média de suas moléculas?