Enunciado

Na Fig. 23 - 33 , um próton está uma distância d / 2 do centro de um quadrado de aresta d . Qual é o módulo do fluxo elétrico através do quadrado? (Sugestão: Pense no quadrado como uma das faces de um cubo de aresta d .

Passo 1

Bora lá galera, Tudo bom?

Vamos juntos resolver mais um exercício!

Para explorar a simetria da situação, imaginamos uma superfície gaussiana fechada em forma de cubo, de aresta d , com um próton de carga, sabemos que q =   + 1,6   x   10 - 19   C .

Situado no centro interno do cubo. O cubo tem seis faces e esperamos uma quantidade igual de fluxo em cada face.

A quantidade total de fluxo é:

ϕ =   q ε 0

Então aplicaremos em nosso problema!

Passo 2

Substituindo as informações na relação acima teremos que:

ϕ =   q ε 0

ϕ =   1,6   x   10 - 19 6 .   ( 8,85   x   10 12   )

ϕ =   3,01   x   10 - 9   N . m 2 C

Prontinho!

Te vejo na próxima questão!

Resposta

ϕ =   3,01   x   10 - 9   N . m 2 C

Exercícios de Livros Relacionados

A lei de Gauss seria útil no cálculo do campo devido a três cargas puntiforme iguais localizadas nos vértices de um triângulo equilátero, explique?
Será E necessariamente nulo, no interior de um balão de borracha( isolante) carregado, se o balão por (a) esférico ou (b) do formato de uma salsicha? Para cada forma, suponha que a carga esteja unifor
Um balão esférico de borracha tem uma carga uniformemente distribuída sobre a sua superfície. Enquanto o balão é inflado, de que modo E varia para pontos (a) Dentro do balão, (b) na superfície do balã
Na seção 25 - 6 vimos que a lei de Coulomb pode ser deduzida da lei de Gauss. Isso significa que necessariamente a lei de Gauss pode ser deduzida da lei de Coulomb?
De acordo com a lei de Gauss, como se aplicou na seção 25 - 7 , é necessário que todos os elétrons de condução num condutor isolado estejam sobre sua superfície?