Enunciado

Na figura abaixo, duas partículas de cargas q 1 e q 2 , estão separadas por uma distância d. O campo elétrico produzido em conjunto pelas duas partículas é zero em x = d/4. Com V = 0 no infinito, determine, em termos de d, o(s) ponto(s) do eixo x (além do infinito) em que o potencial elétrico é zero.

Passo 1

Olá, meu nobre amigo. Yuri aqui e estarei te ajudando a resolver essa atividade.

Aqui a questão é bem clara sobre o que ela quer, ela quer saber em qual outro ponto do eixo x a resultante do campo elétrico produzido pelas cargas é nulo.

Bom galerinha, o campo elétrico é definido por uma fórmula, certo?

E = k q r 2

Onde k é uma constante, q   a carga e r a distância entre a carga e o ponto em que o campo está localizado!

O potencial elétrico é bem parecido:

V = k q r

Passo 2

De acordo com que o problema nos disse, o campo elétrico causado pelas cargas q 1 e q 2 quando x = d 4 é zero, certo? E para que isso aconteça os campos dessas cargas devem ser oposto, caso contrário o campo resultante não seria zero !!

Com isso nós podemos concluir que as duas cargas devem ter o mesmo sinal, concordam?

Bom, sabemos que o campo elétrico é uma quantidade vetorial, por isso a direção do campo depende do sinal da carga, como já vimos ao longo destes capítulos !!

Agora a questão aqui não é o campo, mas o potencial !! O potencial elétrico é escalar, portanto não há direção !!

Legal, não é?

Passo 3

Se as duas partículas tem o mesmo sinal, então o potencial que elas produzem (como vimos no Passo 1) também possuem o mesmo sinal, e isso significa o que?

Que o potencial produzido por estas duas cargas nunca será cancelado !!

Então o potencial não será zero em nenhum ponto do eixo x !!

Gostaram ?!

Resposta

Não há ponto com potencial zero!!

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Na figura (a), uma partícula de carga +e está inicialmente no ponto z = 20 nm do eixo de um dipolo elétrico, do lado positivo do dipolo. (A origem do eixo zé o centro do dipolo.) A partícula é desloca
(a) Qual é a energia potencial elétrica de dois elétrons separados por uma distância de 2,00 nm? (b) Se a distância diminui, a energia potencial aumenta ou diminui?
Um elétron é lançado com uma velocidade inicial de 3,2 ×10 5m / s em direção a um próton mantido fixo no lugar. Se o elétron se encontra inicialmente a uma grande distância do próton, a que distância
Uma carga de - 9,0n C está distribuída uniformemente em um anel fino de plástico situado no plano yz, com o centro do anel na origem. Uma carga pontual de - 6,0p C está situada no ponto x=3,0m do eixo
A figura (a) mostra três partículas no eixo x. A partícula 1 (com uma carga de +5,0 μC) e a partícula 2 (com uma carga de +3,0 μC) são mantidas fixas no lugar, separadas por uma distância d = 4,0 cm.