Enunciado

Uma flecha é atirada diretamente para cima com velocidade inicial de 15,0   m / s . Depois de quanto tempo a flecha se move para baixo com velocidade de 8,00   m / s

a )   0,714   s

b )   1,24   s

c )   1,87   s

d )   2,35   s

e )   3,22   s

Passo 1

Vamos dividir em dois passos. Primeiro, a gente precisa saber quanto tempo a flecha levou desde o lançamento pra cima até o momento imediatamente antes da queda, ou seja, quando ela perdeu totalmente a velocidade e parou no ar.

Lembra da formulinha da cinemática V = V 0 + a t ?

É ela que vamos usar agora.

Bom, a velocidade inicial do lançamento pra cima é V 0 = 15,0   m / s , a velocidade final, nesse primeiro passo, é zero (quando a flecha para no ar), ou seja, V = 0   m / s . Vamos considerar a , nesse caso a aceleração da gravidade, valendo a = 10   m / s 2 .

Vamos ter:

0 = - 15 + 10 ∙ t

10 t = 15

∴ t = 1,5   s

Repara que aqui o sinal de V 0 = 15   m / s foi trocado, mas só por questão de convenção, porque o sentido da velocidade da flecha, enquanto sobe, é contrário ao da aceleração da gravidade, ok!

Passo 2

O segundo passo é calcular quanto tempo levou desde o início da queda da flecha (momento em que ela está parada no ar) até ela alcançar uma velocidade de queda livre de 8   m / s .

Usamos a mesma fórmula, considerando agora V 0 = 0   m / s , V = 8   m / s e a mesma aceleração da gravidade. Assim, a gente vai ter:

8 = 0 + 10 ∙ t

10 t = 8

∴ t = 0,8   s

Por fim, o tempo total vai ser a soma dos tempos encontrados. Temos:

1,5   s + 0,8   s = 2,3   s

A alternativa mais próxima é a letra d)

Resposta

Alternativa d) 2,35   s

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Um foguete para pesquisas metereológicas é lançado verticalmente para cima. O combustível, que lhe imprime uma aceleração 1,5g (g = aceleração da gravidade) durante o período de queima, esgota-se após
Uma bola de vôlei impelida verticalmente para cima, a partir de um ponto próximo do chão, passa pela altura da rede 0,3s depois, subindo, e volta a passar por ela, descendo, 1,7s depois do arremesso.
Deixa-se cair uma pedra num poço profundo. O barulho da queda é ouvido 2s depois. Sabendo que a velocidade do som no ar é de 330m/s, calcule a profundidade do poço.
Um método possível para medir a aceleração da gravidade g consiste em lançar uma bolinha para cima num tubo onde se fez vácuo e medir com precisão os instantes t 1 e t 2 de passagem (na subida e na de
Resolva o problema do caçador e do macaco (Cap. 3, Probl. 1) no referencial do macaco. A trajetória da bala é parabólica no referencial do caçador. Que forma assume no referencial do macaco? Que tipo