1.

Um balonista de ar quente se desloca verticalmente para cima com velocidade constante de módulo igual a 5,0   m/s deixa cair um saco de areia no momento em que ele está a uma distância de 40,0   m acima do solo.

Depois que ele é largado, o saco de areia passa a se mover em queda livre.

a Calcule a posição e a velocidade do saco de areia 0,2   s e 0,8   s depois que ele é largado.

b   Calcule o tempo que o saco de areia leva para atingir o solo desde o momento que ele foi lançado.

c   Qual é a velocidade do saco de areia quando ele atinge o solo?

d   Qual a altura máxima, em relação ao solo, atingida pelo saco de areia?

Resolução
2.

Um excursionista atento vê uma pedra cair do alto de um morro vizinho e nota que ela leva 1,30   s para cair a última terça parte da sua trajetória até o solo. Despreze a resistência do ar.

Qual é a altura do morro em metros?

Resolução
3.

Uma pedra é lançada verticalmente para cima. Durante a subida ela passa por um ponto A com velocidade v e por um ponto B , 3,00   m   acima de A , com velocidade v / 2 . Calcule a a velocidade v   e b   a altura máxima alcançada pela pedra acima do ponto B .

Resolução
4.

Um certo malabarista normalmente arremessa bolas verticalmente até uma altura H . A que altura as bolas devem ser arremessadas para passarem o dobro do tempo no ar?

Resolução
5.

Um tijolo é largado (velocidade inicial nula) do alto de um edifício. Ele atinge o solo em 2,50   s . A resistência do ar pode ser desprezada, de modo que o tijolo está em queda livre. a) qual é a altura do edifício? b) qual o módulo da velocidade quando ele atinge o solo?

Dado: g = 9,8 m / s 2

Resolução
6.

Um móvel é atirado verticalmente para cima a partir do solo, com velocidade de 72 km/h. Determine:

a) as funções horárias do movimento;b) o tempo de subida;c) a altura máxima atingida;d) em t = 3 s, a altura e o sentido do movimento;e) o instante e a velocidade quando o móvel atinge o solo.

Obs.: Adote g = 10m/s²

Resolução
7.

Uma bola é lançada verticalmente para cima, a partir do solo, e atinge uma altura máxima de 20 m. Considerando a aceleração da gravidade g = 10 m/s², a velocidade inicial de lançamento e o tempo de subida da bola são:

a) 10 m/s e 1s

b) 20 m/s e 2s

c) 30 m/s e 3s

d) 40 m/s e 4s

e) 50 m/s e 5s

Resolução
8.

A figura mostra a velocidade v   em função da altura y para uma bola lançada verticalmente para cima ao longo de um eixo y . A distância d é de 0,40   m . A velocidade na altura y A   é v A . A velocidade na altura y B é v A / 3 . Determine a velocidade v A .

Resolução
9.

Atira-se duas vezes uma bola, verticalmente, de uma mesma altura em relação ao solo; despreze o efeito do ar. Na primeira vez (situação A ) a velocidade inicial tem sentido para cima e no segundo caso (situação B ) o sentido é para baixo. Nos Dois casos as velocidades iniciais tem o mesmo módulo. Na situação A , a bola chega ao solo com velocidade v → A e na situação B , com velocidade v → B . É correto afirmar que:

  1. v → A > v → B
  2. v → A < v → B
  3. v → A = v → B
  4. Não é possível determinar a relação entre v → A e v → B , pois a altura de lançamento é desconhecida.
  5. Não é possível determinar a relação entre v → A e v → B , pois ambas dependem das velocidades iniciais.
Resolução
16.

O valor da velocidade terminal de uma bola de isopor é igual a 15 m/s. Suponha que a bola de isopor tenha sido arremessada verticalmente para baixo com velocidade inicial de 30 m/s em relação ao ar. Qual dos gráficos de velocidade abaixo é o correto?

Resolução
17.

Uma bola é arremessada com um ângulo entre 0 o e 90 o em relação à horizontal. Para que ângulo há pelo menos um instante no qual os vetores velocidade e aceleração serão paralelos entre si?

(a) 0 o

(b) 45 o

(c) 60 o

(d) 90 o

(e) Nenhuma das outras respostas.

Resolução
18.

Uma pequena pedra é abandonada de um balão que está subindo verticalmente com velocidade constante de 10   m / s . Desprezando a resistência do ar, qual a velocidade da pedra 5,0   s após ter sido abandonada do balão?

(A) 39 m/s, orientada para baixo.

(B) 39 m/s, orientada para cima.

(C) 49 m/s, orientada para cima.

(D) 49 m/s, orientada para baixo.

(E) 93 m/s, orientada para baixo.

Resolução
19.

Um objeto é lançado a partir do solo, verticalmente para cima, com velocidade de módulo v 0 , e a partir daí segue o movimento de projétil até atingir o solo de volta. Escolhendo o eixo O Y como vertical, com sentido positivo para cima, o gráfico que representa a componente Y da velocidade do projétil v y em função do tempo até ele atingir o solo é:

Resolução
20.

Uma bola é lançada verticalmente para cima a partir da superfície de um certo planeta. O gráfico da sua altura y em função do tempo   t é mostrado no gráfico abaixo, cuja escala vertical é definida por y = 30,0   m . O módulo da aceleração em queda livre no planeta em m / s 2 é:

  1. 8,0
  2. 2,0
  3. 4,0
  4. 0,0
  5. 1,0
Resolução
21.

Um jogador de basquete pode saltar uma distância vertical de 0,72   m . Suponha que o atleta não tenha nenhum movimento horizontal e despreze a resistência do ar. Qual deve ser o valor aproximado da velocidade inicial com que o atleta deixa o solo?

  1. 5,8   m / s
  2. 16,6   m / s
  3. 3,8   m / s
  4. 0,17   m / s
  5. 5,3   m / s
Resolução
22.

Parte I:

Duas pedras são largadas da beira de um precipício de 60,0 𝑚, sendo a segunda pedra 1,60 𝑠 após a primeira. Encontre a posição, abaixo do topo do precipício, em que está a segunda pedra quando a separação entre as duas é de 36,0 𝑚.

Adote: g = 9,80   m / s 2

Resolução
23.

2 - Dois objetos idênticos A e B caem a partir do repouso de diferentes alturas em relação ao chão na ausência de resistência do ar. Se o objeto B demora o dobro do tempo do objeto A para chegar ao chão, qual é a razão entre as alturas das quais os objetos A e B caíram?

  1. h A / h B = 1 / 2
  2. h A / h B = 1 / 2
  3. h A / h B = 1 / 4
  4. h A / h B = 1 / 8
  5. h A / h B = 2
Resolução
24.

Quando você larga um objeto, este acelera para baixo, sob a ação da gravidade, com uma aceleração de módulo 10   m / s 2 . Se em vez de largar o objeto, você o arremessa com uma velocidade inicial não nula para baixo, então a aceleração do objeto após perder o contato com sua mão é de (despreze a resistência do ar):

a) 10   m / s 2

b) menor que 10   m / s 2

c) Não se pode dizer pois depende da velocidade inicial do objeto.

d) maior que 10   m / s 2

e) Não se pode dizer pois depende da forma do objeto.

Resolução
25.

Um atleta de saltos ornamentais pula de um trampolim que se encontra a 2 metros de altura da água de uma piscina. O trampolim o impulsiona a 4   m / s para cima. Com que velocidade aproximadamente o atleta atinge a água?

a) 7,5   m / s

b) 6,3   m / s

c) 5,8   m / s

d) 10   m / s

e) 8,2   m / s

Resolução
26.

Uma bola é arremessada verticalmente para cima. No instante em que ela alcança a altura máxima, é correto afirmar que

  1. A velocidade é zero, a aceleração é zero e a força da gravidade sobre a bola aponta para baixo.
  2. A velocidade é zero, a aceleração é zero e a força da gravidade sobre a bola é zero.
  3. A velocidade é zero, a aceleração aponta para baixo e a força da gravidade sobre a bola é zero.
  4. A velocidade é zero, a aceleração aponta para baixo e a força da gravidade sobre a bola aponta para baixo.
  5. Nenhuma das afirmações anteriores é verdadeira.
Resolução

Esse conteúdo é exclusivo para cadastrados.

Cadastre-se grátis no maior portal de exatas do Brasil!

Relaxa, não vamos publicar nada no seu nome.

  • Resumões direto ao ponto
    Resumões
    direto ao ponto
  • Exercícios resolvidos passo a passo
    Exercícios resolvidos
    passo a passo
  • Videoaulas incríveis
    Videoaulas
    incríveis
  • Aulões Salva-Vidas
    Aulões
    Salva-Vidas