Enunciado

Um homem balança uma pedra presa a uma corda em um círculo horizontal com rapidez constante. A figura representa o caminho da pedra vista de cima para baixo. (a) Qual dos vetores poderia representar a velocidade da pedra? (b) Qual poderia representar a aceleração?

Passo 1

(a) O vetor da velocidade de uma partícula é sempre tangente à trajetória. Nesse caso, os únicos vetores que passam pela direção tangente ao círculo no ponto onde a pedra está são A → e D → .

Passo 2

(b) A aceleração no movimento circular pode ter duas componentes.

Primeiro, a aceleração centrípeta, que aponta para o centro da trajetória, e só altera a direção e o sentido da velocidade. Nesse caso apenas o vetor E → pode representar uma aceleração centrípeta.

Segundo, uma aceleração tangencial, que aponta na mesma direção da velocidade, e só altera a rapidez. Como nesse caso a rapidez é constante, nós podemos garantir que não existe aceleração tangencial.

Resposta

(a) A → e D →   .

(b) E → .

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Um menino faz uma pedra descrever uma circunferência horizontal com 1,5m de raio e uma altura de 2,0m acima do chão. A corda arrebenta e a pedra é arremessada horizontalmente, chegando ao solo depois
Uma bola de baseball é lançada de forma que sua velocidade inicial ao perder contato com o taco faz um ângulo de 30 ° acima da horizontal. Ela deixa o taco a uma altura de 1,0m acima do solo e aterris
Verdadeiro ou falso:(a) Um objeto não pode se mover em círculos a menos que tenha aceleração centrípeta.(b) Um objeto não pode se mover em círculos a mesmos que tenha aceleração tangencial.(c) Um obje
Usando um diagrama de movimento, encontre a direção da aceleração da massa presa na ponta de um pêndulo quando ela está em um ponto onde o sentido do seu movimento é invertido.