Enunciado

Ver Outros Exercícios
desse livro

Um homem balança uma pedra presa a uma corda em um círculo horizontal com rapidez constante. A figura representa o caminho da pedra vista de cima para baixo. (a) Qual dos vetores poderia representar a velocidade da pedra? (b) Qual poderia representar a aceleração?

Passo 1

(a) O vetor da velocidade de uma partícula é sempre tangente à trajetória. Nesse caso, os únicos vetores que passam pela direção tangente ao círculo no ponto onde a pedra está são A → e D → .

Passo 2

(b) A aceleração no movimento circular pode ter duas componentes.

Primeiro, a aceleração centrípeta, que aponta para o centro da trajetória, e só altera a direção e o sentido da velocidade. Nesse caso apenas o vetor E → pode representar uma aceleração centrípeta.

Segundo, uma aceleração tangencial, que aponta na mesma direção da velocidade, e só altera a rapidez. Como nesse caso a rapidez é constante, nós podemos garantir que não existe aceleração tangencial.

Resposta

(a) A → e D →   .

(b) E → .

Exercícios de Livros Relacionados

Um ventilador realiza 1200 revoluções por minuto. Considere um ponto situado na extremidade de uma das pás, que descreve uma circunferência com 0,15   m de raio. (a) Que distância ...
Um menino faz uma pedra descrever uma circunferência horizontal com 1,5   m de raio e uma altura de 2,0   m acima do chão. A corda arrebenta e a pedra é arremessada horizontalmente...
Um relógio de parede tem um ponteiro de minutos com um comprimento de 0,50   m e um ponteiro de horas com um comprimento de 0,25   m . Tome o centro do relógio como a origem, e usa...
No problema 38 , encontre os deslocamentos da ponta de cada ponteiro (ou seja Δ A → e Δ B → ) quando o tempo avança de 3 : 00   P . M . para 6 : 00   P . M .
Uma bola de baseball é lançada de forma que sua velocidade inicial ao perder contato com o taco faz um ângulo de 30 ° acima da horizontal. Ela deixa o taco a uma altura de 1,0   m ...
Verdadeiro ou falso:(a) Um objeto não pode se mover em círculos a menos que tenha aceleração centrípeta.(b) Um objeto não pode se mover em círculos a mesmos que tenha aceleração ta...
Qual é a magnitude da aceleração da extremidade do ponteiro dos minutos do relógio do Problema 38? Expresse-a como uma fração da magnitude da aceleração de queda livre g .
No problema 38 , escreva o vetor que descreve o deslocamento de uma mosca se ela vai rapidamente da ponta do vetor dos minutos para a ponta do vetor de horas às 3 : 00   P . M .
Qual é o módulo da aceleração de um velocista que corre a 10 m / s ao fazer uma curva com 25   m de raio?
Um satélite da Terra se move em uma órbita circular, 640   k m acima da superfície da Terra, com um período de 98,0   m i n . Quais são (a) a velocidade e (b) o módulo da aceleraçã...
Usando um diagrama de movimento, encontre a direção da aceleração da massa presa na ponta de um pêndulo quando ela está em um ponto onde o sentido do seu movimento é invertido.
Faça uma estimativa da ordem de grandeza do número de revoluções que o pneu de um automóvel típico gira em um ano. Mencione as quantidades que você mede ou estima e seus valores.