Enunciado

Verdadeiro ou falso:

(a) Um objeto não pode se mover em círculos a menos que tenha aceleração centrípeta.

(b) Um objeto não pode se mover em círculos a mesmos que tenha aceleração tangencial.

(c) Um objeto se movendo em círculos não pode ter uma rapidez variável.

(d) Um objeto se movendo em círculos não pode ter velocidade constante.

Passo 1

(a) Essa afirmação é verdadeira.

Para que um objeto se mova em círculos, é preciso que haja alguma aceleração que altere a direção da velocidade de forma a manter a trajetória circular. Essa aceleração é, por definição, a centrípeta.

Passo 2

(b) A aceleração tangencial é a que aponta na direção da velocidade, e muda apenas a rapidez de um objeto.

Como sabemos que é possível fazer um movimento circular com rapidez constante, podemos garantir que essa afirmação é falsa.

Passo 3

(c) Imagine um carrossel em um parque de diversões. O brinquedo sempre segue uma trajetória circular, mas a rapidez pode variar tranquilamente (e inclusive precisa variar, para que as pessoas possam entrar e sair).

Então essa afirmação é falsa.

Passo 4

(d) Para que um objeto se mova em círculos, a direção da sua velocidade tem que estar mudando o tempo todo, e portanto a velocidade não pode ser constante.

Essa afirmação é verdadeira.

Resposta

(a) Verdadeiro.

(b) Falso.

(c) Falso.

(d) Verdadeiro.

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

No problema 38 , escreva o vetor que descreve o deslocamento de uma mosca se ela vai rapidamente da ponta do vetor dos minutos para a ponta do vetor de horas às 3 : 00P . M .
No problema 38 , encontre os deslocamentos da ponta de cada ponteiro (ou seja Δ A → e Δ B → ) quando o tempo avança de 3 : 00P . M . para 6 : 00P . M .
Um relógio de parede tem um ponteiro de minutos com um comprimento de 0,50m e um ponteiro de horas com um comprimento de 0,25m . Tome o centro do relógio como a origem, e usa um sistema de coordenadas
Durante uma competição de aeromodelismo controlado por rádio, cada avião deve voar do centro de um círculo de 1,0 km de raio para qualquer ponto do círculo, e retornar ao centro. O vencedor é o avião
Qual é a magnitude da aceleração da extremidade do ponteiro dos minutos do relógio do Problema 38? Expresse-a como uma fração da magnitude da aceleração de queda livre g .