Enunciado

Um homem está puxando uma mala para cima ao longo de uma rampa de carga de um caminhão de mudanças. A rampa possui 20 ° e o homem exerce uma força   F → para cima cuja direção forma um ângulo de 30 ° com a rampa.

a ) Qual deve ser o móduloda força F → necessária para que a componente F x paralela à rampa possua módulo igual a 60 N ?

b ) Qual deve ser o módulo do componente F y nesse caso?

Passo 1

E aí, galerinha!

Nesse problema temos uma caixa sendo puxada em uma rampa com 20 ° . O ângulo entre a força e a rampa é 30 ° e a partir daí queremos saber qual o modulo da força para que a componente paralela à rampa F x seja de 60 N e tambem qual deve ser a componente F y .

Tem ideia de como fazemos isso?

Para ficar mais fácil de ver a decomposição vetorial, vamos fazer um esboço da situação:

Queremos a componente paralela à rampa, então a inclinação da nossa força é de 30 ° .

Veja só!

Passo 2

A componente horizontal F x vai estar associada com a função cosseno:

cos ⁡ θ = F x F

Nesse caso, θ é o ângulo entre a força e a rampa, ou seja 30 °

F = F x cos ⁡ 30 ° = 60 0,866

F = 69,28 N

Tranquilo até aqui?

Passo 3

E a componente vertical vai ser associada a função seno:

sin ⁡ θ = F y F

Com o valor de F calculado, temos

F y = F s i n   θ = 69,28 ⋅ sin ⁡ 30 °

F y = 34,64 N

E aí! o que achou? Responde Aí!

Resposta

a ) F = 69,28 N

b )   F y = 34,64 N

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

(a) Desenhe o diagrama de corpo livre (com as magnitudes relativas de forças tornadas evidentes) para um objeto que está pendurado por uma corda do teto de um elevador que sobre freando. (b) Repita a
Um bloco de massa m escorrega sobre um piso sem atrito e depois sobre uma rampa sem atrito(Figura 4-48). O ângulo da rampa é θ e a rapidez do bloco antes de começar a subir a rampa é v 0 . O bloco esc
Um bloco de 2,0k g está sobre uma cunha sem atrito que tem uma inclinação de 60 ° e uma aceleração a → para a direita, de tal forma que a massa permanece estacionária em relação à cunha (Figura 4-64).
Uma superfície sem atrito está inclinada de um ângulo de 30,0 ° com a horizontal. Um bloco de 270g , sobre a rampa, é amarrado a um bloco de 75,0g , usando-se uma polia, como mostra a Figura 4-62. (a)
Um automóvel estacionado no alto de uma ladeira molhada pela chuva, de 100 m de comprimento e 25m de altura, perde os freios e desliza pela ladeira( despreze o atrito ). Com que velocidade, em km/h, e