Enunciado

Um jato comercial deve atingir uma velocidade de 360   k m / h para decolar. Qual é o menor aceleração constante necessária para que o avião decole de uma pista com 1,80   k m de extensão?

Passo 1

Faaala ae, beleza?? Bora resolver esse exercício!

Então, vamos aos poucos: o problema pede a aceleração necessária, certo? E sabemos que ela pode ser calculada por:

a = ∆ V ∆ t

Mas nós não temos o intervalo de tempo que o avião demoraria para atingir 360   k m / h , partindo do repouso, numa pista de 1,8   k m de extensão. Então, temos que achar esse tempo primeiro!

Passo 2

Para achar o tempo, podemos usar o fato de que precisamos que o avião atinja 360   k m / h , partindo do repouso, em 1,8   k m de pista. Isso porque:

V = ∆ S ∆ t → ∆ t = ∆ S V

Dessa forma:

∆ t = 1,8 360 = 0,005   h

Beleza??

Passo 3

Agora, vamos substituir tudo na primeira equação que vimos, lá no passo 1:

a = 360 0,005 = 72000   k m / h 2

Foi?? Essa é a aceleração que o avião deve ter!

Resposta

72000   k m / h 2

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Dê um exemplo cotidiano de um movimento unidimensional onde (a) a velocidade é voltada para o oeste e a aceleração para leste, e (b) a velocidade é voltada para o norte e a aceleração também.
A afirmação “para que a velocidade de um objeto permaneça constante, sua aceleração deve se manter igual a zero” é verdadeira ou falsa? Explique sua escolha.
Uma bola de tênis jogada com força está se movendo horizontalmente quando bate contra uma parede vertical de concreto com incidência perpendicular. A bola quica direto na parede e volta. Ignore quaisq
Verdadeiro ou Falso: (a) se a aceleração de um objeto é sempre zero, então ele não pode estar em movimento. (b) Se a aceleração de um objeto é sempre zero, então sua curva x -versus- t só pode ser uma
Enquanto pensava profundamente sobre a brilhante palestra oferecida pelo seu professor de física, você por engano anda quase até bater na parede (ao invés de passar pela porta aberta da sala). Estime