Enunciado

Uma lâmina fina e condutora no plano z=0 conduz corrente na direção -x (Figura 27-58a). A lâmina se estende indefinidamente em todas as dirigées e a corrente está uniformemente distribuída. Para determinar a direção do campo magnético no ponto P considere o campo devido apenas como correntes I 1 e I 2 nas duas faixas estreitas mostradas. As faixas são idênticas e I 1 = I 2

  1. Quais são a direção e o sentido do campo magnético no ponto P devido a apenas a I 1 e I 2 ? Explique sua resposta através de um esboço.
  2. Quais são a direção e o sentido do campo magnético no ponto P devido a lâmina inteira? Explique sua resposta.
  3. Quais são a direção e o sentido do campo em um ponto a direita do ponto P (onde y ≠ 0 )? Explique sua resposta
  4. Quais são a direção e o sentido do campo em um ponto abaixo da lâmina (onde z < 0 )? Explique sua resposta usando um esboço.
  5. Aplique a lei de Ampére na curva retangular (Figura 27-58b) para mostrar que a intensidade do campo magnético no ponto P e dada por B = 1 2 μ o λ onde λ = d l / d y é a corrente por unidade de comprimento ao longo do eixo y.

Passo 1

Nós podemos usar uma regra da mão direita para determinar a direção do campo magnético nos pontos acima e abaixo da folha infinita de corrente nas letras a, b e c. Na letra d, podemos avaliar ∮ C B ⋅ d l em torno do caminho especificado e igualá-lo a μ 0 I C e resolver para B.

Letra a:

Como seus componentes verticais se cancelam em P, o campo magnético aponta para a direita (ou seja, na direção y).

Passo 2

Letra b:

Os componentes verticais do campo se cancelam em pares. O campo magnético está na direção +y.

Passo 3

Letra c:

O campo magnético está na direção +y. Este resultado segue dos mesmos argumentos que foram usados ​​em (a) e (b).

Passo 4

Letra d:

Abaixo da folha o campo magnético aponta para a esquerda; ou seja, na direção -y. Os componentes verticais se cancelam em pares.

Passo 5

Letra e:

Vamos expressar ∮ B ⋅ d l no sentido anti-horário, para o determinado caminho:

∮ C B → ⋅ d l → = 2 ∫ B → ⋅ d l → + 2 ∫   B → ⋅ d l →

Para os caminhos perpendiculares à folha, B e dl são perpendiculares um ao outro e:

∫ B → ⋅ d l → = 0

Para os caminhos paralelos à folha, B e dl estão na mesma direção e:

∫ p a r a l e l o         B → ⋅ d l → = B w

Substituindo na equação (1) e simplificando, temos:

∮ C B → ⋅ d l → = 2 ∫ p a r a l e l o     B → ⋅ d l → = 2 B w   = μ 0 I c = μ 0 ( λ w )  

Resolvendo para B, temos:

B = 1 2 μ 0 λ

Resposta

  1. B = 1 2 μ 0 λ
Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Um toróide de seção reta quadrada, com 5,00c m de lado e um raio interno de 15,0c m , tem 500 espiras e conduz uma corrente de 0,800A . (O toroide é feito a partir de um solenóide quadrado, em vez de
Um solenoide de 200 espiras com 25c m de comprimento e 10c m de diâmetro conduz uma corrente de 0,29A . Calcule o módulo do campo magnético no interior do solenoide.
Um elétron é introduzido em uma das extremidades de um solenoide. Ao penetrar no campo magnético uniforme que existe no interior do solenoide, o eletron tem uma velocidade escalar de 800m / s e seu ve
Mostre que a espessura de um toroide é muito menor que o raio de curvatura, a Eq 29-24 para o campo no interior de um toroide se reduz à Eq. 29-23 para o campo no interior de um solenoide. Explique po
Um toroide tem uma seção reta quadrada de 5,00c m de lado, um raio interno de 15,0c m , 500 espiras e uma corrente de 0,800A . Qual é o fluxo magnético através da seção reta do toroide?