Enunciado

Medida de elocidade com radar. Um instrutor de beisebol usa um radar para medir a velocidade de uma bola de beisebol. Sse dispositivo envia ondas eletromagnéticas com frequência f 0 e a seguir mede o deslocamento de frequência ∆ f das ondas eletromagnéticas refletidas pela bola de beisebol em movimento. Sabendo que a fração da variação da frequência produzida por uma bola de beisebol em movimento é ∆ f / f 0 = 2,86   x   10 - 7 , qual é a velocidade da bola de beisebol em km/h? (sugestão: as ondas sofrem um deslocamento Doppler uma segunda vez, quando são refletidas na bola?)

Passo 1

Utilizando a equação

f = f 0 ( 1 - ( u / c ) )

Encontrando ∆ f

∆ f = 2 f 0 ( u / c )

Isolando u, temos

u = ∆ f 2 f 0 c

Passo 2

Substituindo os termos, obtemos.

u = 2,86 x 10 - 7 2 3   x   10 8 = 42,9   m / s

Transformando as unidades.

u = 154   k m / h = 92 ,   5   m i n / h

Resposta

u = 92 ,   5   m i n / h

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

A relatividade e a equação de onda. Considere uma transformação galileana ao longo do eixo o x : x ' - v t e t ' = t . No sistema de referência S, a equação da propagação das ondas eletromagnéticas no
20. Obtenha as expressões não-relativísticas do efeito Doppler a parti da invariância da fase de uma onda plana, usando a transformação de Galileu.
As galáxias mais distantes que podem ser vistas pelo telescópio Hubble estão se afastando de nós e têm um parâmetro de redshift de cerca de z = 5. (O parâmetro de redshift z é definido como (f - f ')
A luz é emitida por uma amostra de sódio que está se movendo em direção à Terra com velocidade v. O comprimento de onda da luz é 589 nm no quadro de repouso da amostra. O comprimento de onda medido no
Derive f ′ para a frequência recebida por um observador movendo-se com velocidade v em direção a uma fonte estacionária de ondas eletromagnéticas.