Enunciado

55. Qual é o momento de inércia de um disco de 2,0   k g , com 20   c m de diâmetro, para rotações em torno de um eixo (a) que passa pelo centro e (b) que passa pela borda do disco?

Passo 1

L e t r a   A :

O momento de inércia de um disco por um eixo que passa no centro de massa é dado pela tabela 12.2:

I c m = 1 2 M R 2

Como a massa M = 2 k g e o raio é a metade do diâmetro ( R = 0,10 m ):

I c m = 1 2 M R 2 →

I c m = 1 2 ⋅ 2 0,1 2 = 0,01   k g ⋅ m 2

Passo 2

L e t r a   B :

Aqui, como estamos deslocando o eixo do centro para a borda, de forma paralela, podemos aplicar o teorema de eixos paralelos:

I = I c m + M d 2

Onde d é distância do eixo novo ao eixo que passa pelo centro. Bem, sabemos que 1 está na borda, e o outro no centro, o que nos dá uma distância de raio R entre eles:

d = R

Logo, o momento de inércia dessa vez é:

I = I c m + M R 2 →

I = 0,01 + 2 0,1 2 =

0,03   k g ⋅ m 2

Resposta

I c m = 0,01   k g ⋅ m 2

I = 0,03   k g ⋅ m 2

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

A maioria das maçanetas são projetadas para serem colocadas no lado oposto às dobradiças (em vez de no centro da porta, por exemplo). Explique porque esta prática torna as portas mais fáceis de serem
Por que a torrada sempre cai no chão com a geléia para baixo? A questão pode parecer boba, mas ela foi tema de uma séria investigação científica. A análise é muito complicada para reproduzir aqui, mas
Quatro partículas, uma em cada um dos cantos de um quadrado de 2,0 m de lado, estão ligadas por barras sem massa (figura 9-45). As massas das partículas são m 1 = m 3 = 3,0 k g e m 2 = m 4 = 4,0 k g .
Uma bola de tênis tem 57 g de massa e 7,0 c m de diâmetro. Determine o momento de inércia em relação a seu diâmetro. Trate a bola como uma casca esférica fina.
Para o sistema de quatro partículas da figura 9-45, (a) determine o momento de inércia I x em relação ao eixo x que passa por m 2 e m 3 e (b) determine o momento de inércia I y em relação ao eixo y qu