Enunciado

(a) Um nível sonoro de O dB significa que não há som? (b) Existe algum significado físico para um som ter um nível de intensidade negativo? Se houver, qual? (c) Uma intensidade sonora nula significa que não há som? (d) Existe algum significado físico para um som ter uma intensidade negativa? Por quê?

Passo 1

Fala galera, bora lá! Para resolver esse exercício, iremos aplicar os conhecimentos adquiridos ao longo do capitulo 16 a respeito de intensidade e nível sonoro.

(a) Pela fórmula usada na definição da escala de nível sonoro, sendo I a intensidade do som, seu nível sonoro N (decibéis) será:

N = 10 log ⁡ I I 0

Onde I 0 = 10 - 12   W / m 2 .

Logo, um nível de intensidade igual a 0   d B há som, e ele é igual à

I = 10 - 12   W / m 2

Passo 2

(b) Um nível sonoro negativo equivale a um som com intensidade menor que à 10-12 W. O sinal negativo decorre das propriedades do logaritmo.

Portanto, sim, é possível que um som tenha um nível de intensidade negativa.

Passo 3

(c) Com uma intensidade sonora nula realmente não há som, pois não há energia sendo transportada. Portanto, não há som se a intensidade é nula.

Passo 4

(d) Uma intensidade sonora negativa não possui significado físico, pois isso vai de contra ao princípio de conservação da energia, pois a energia estaria sendo criada espontaneamente.

Portanto, não há significado físico para intensidade sonora negativa.

Resposta

  1. I = 10 - 12   W / m 2
  2. Sim.
  3. Não.
  4. Não há significado físico para intensidade sonora negativa.

Exercícios de Livros Relacionados

Use a equação de onda para determinar a velocidade de uma onda dada por y x , t = 3,00m m sen ⁡ [ 4,00m - 1 x - 7,00s - 1 t ] .
A altura (ou frequência) do tubo de um órgão aumenta ou diminui quando a temperatura aumenta? Explique.
Quando o som sai do ar e penetra na água, sua frequência se altera? E sua velocidade? E seu comprimento de onda? Explique seu raciocínio.
O herói de um filme de aventura escuta a aproximação de um trem colocando seu ouvido no trilho. Por que esse método funciona melhor para perceber a aproximação do trem do que simplesmente escutar pelo