Enunciado

Uma nova espécie de enguia foi descoberta, com a mesma massa, porém com um quarto do comprimento e o dobro do diâmetro da enguia americana. Qual é a relação entre seu momento de inércia em torno de seu eixo longo e o da enguia americana? A nova espécie tem (a) metade do momento de inércia da enguia americana; (b) o mesmo momento de inércia; (c) o dobro do momento de inércia da enguia americana; (d) quatro vezes o momento de inércia da enguia americana.

Passo 1

E aiii galera,

Vamos fazer mais uma questão!!

Começamos com a seguinte fórmula:

I = 1 2 m R 2

então se dobrarmos o raio, mas mantivermos a massa fixa, o momento de inércia aumenta por um fator de 4, que é a letra d.

A diferença de comprimento das duas enguias não influencia seu momento de inércia se sua massa for o mesmo em ambos os casos.

Resposta

Letra d.

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

O momento de inercia de um corpo, em relação a um eico que não passa pelo seu centro de massa, é momento de inércia em relação a um eixo paralelo que passa pelo seu centro de massa: (a) sempre menor d
O disco B era idêntico ao disco A, até que um furo foi feito no centro do disco B. Qual dos dois discos tem o maior momento de inércia em relação ao eixo central de simetria? Explique sua resposta.
Considere o seu momento de inércia em relação a um eixo vertical que passa pelo centro do seu corpo, tanto quando você está de pé com seus braços junto ao corpo, quanto quando você está de pé com seus
Determine o momento de inércia de uma esfera maciça e uniforme de massa M e raio R em relação a um eixo tangente à sua superfície.
Duas massas pontuais, m 1 e m 2 , estão separadas por uma barra sem massa de comprimento L . (a) Escreva uma expressão para o momento de inércia I em relação a um eixo perpendicular à barra, que passa