Enunciado

Um organista em uma catedral toca um acorde forte e a seguir solta as teclas. O som persiste durante alguns segundos e se extingue gradualmente. Por que ele persiste? O que ocorre com a energia sonora quando o som se extingue?

Passo 1

Fala galera, bora lá! Para responder à essa questão, iremos colocar em prática nosso conhecimento sobre Som e Acústica, em particular o efeito de reflexão de ondas sonoras.

Passo 2

Vamos entender porque o som persiste mesmo após alguns segundos da extinção da fonte da onda sonora. Isso se dá devido a um efeito chamado reverberação, uma espécie de reflexão causada pelas paredes de um ambiente fechado, mas não muito grande. Isso porque nesse caso, o tempo que o som demora a voltar aos ouvidos é tão pequeno que não conseguimos perceber o intervalo de tempo da viagem de ida e volta do som.

O som eventualmente se extingue porque a cada reflexão, as paredes absorvem cada vez mais energia das ondas sonoras, até que ela se esgote.

Passo 3

Portanto, o efeito é causado por um caso especifico de reflexão, chamado reverberação, que é a reflexão de ondas sonoras em um ambiente não muito grande e eventualmente se extingue devido à perda de energia das ondas para as paredes que as refletem.

Resposta

O efeito é causado por um caso especifico de reflexão, chamado reverberação, que é a reflexão de ondas sonoras em um ambiente não muito grande e eventualmente se extingue devido à perda de energia das ondas para as paredes que as refletem.

Exercícios de Livros Relacionados

A fonte de uma onda sonora tem uma potência de 1,00μ W . Se a fonte é pontual, (a) qual é a intensidade a 3,00m de distância e (b) qual é o nível sonoro em decibéis a essa distância?
Uma fonte pontual de 1,0W emite ondas sonoras isotropicamente. Supondo que a energia da onda é conservada, determine a intensidade (a) a 1,0m (b) a 2,5m da fonte.
Os ouvidos de aproximadamente um terço das pessoas com audição normal emitem continuamente um som de baixa intensidade através do canal auditivo. Uma pessoa com essa emissão raramente tem consiência d
A diferença entre os níveis sonoros de dois sons é 1,00d B . Qual é a razão entre a intensidade maior e a intensidade menor?
Uma fonte pontual emite 30,0W de som isotropicamente. Um pequeno microfone intercepta o som em uma área de0,750c m 2 , a 200m de distância da fonte. Calcule (a) a intensidade sonora nessa posição e (b