Enunciado

No ponto de chegada de um salto com vara em uma competição olímpica é colocado um colchão de ar que é comprimido de uma altura de 1,2 m até 0,2 m enquanto o saltador vai parando. (a) Qual é o intervalo de tempo que um saltador, que acaba de saltar de uma altura de 6,40 m , leva parando? (b) Qual é o intervalo de tempo se, agora, o saltador é trazido ao repouso por uma camada de 20cm de serragem, que é comprimida até 5,0cm? (c) Discuta, qualitativamente, a diferença entre as forças médias sobre o saltador, nas duas diferentes situações. Isto é, qual é o revestimento que exerce a menor força sobre o atleta e por quê?

Passo 1

Vamos entender o que está acontecendo. A situação é a seguinte: depois de fazer um salto com vara, o atleta vai cair num daqueles colchões, que amortecem a queda. Esses colchões amortecem a queda porque exercem uma força sobre o atleta, fazendo com que ele pare. Essa força, responsável por fazer ele parar, é como uma força que vai resistir ao movimento. Aaaah, agora saquei! É só mais uma questão de quantidade de movimento, então!

Passo 2

a)Vamos analisar a quantidade de movimento da situação, usando o teorema impulso-momento para relacionar o tempo de parada com a força média do colchão que age no atleta.

Δ P = F r e s Δ t

A variação na energia cinética do atleta vai ser causada pela ação da força que o “colchão” faz nele.

W = F r e s d = Δ K , daqui obtemos: F r e s = Δ K / d

Δ K d Δ t   = Δ P

K f - K i d Δ t   = P f - P i

Agora se liga no seguinte: no final o atleta fica parado, por isso podemos dizer que o momento dele vai ser 0 e sua energia cinética também. Logo K f = P f = 0 .

K i Δ t = P i d

Passo 3

Bora ver uma propriedade maneira que pode ser útil de vez em quando a gente tiver uma relação entre energia e momento. Se liga!

K = m v ² / 2 = m ² v ² / 2 m = P ² / 2 m

K = P ² 2 m e P = 2 m K

Então tendo essa carta na manga vamos substituir ali em cima!

K Δ t = 2 m K d

Δ t = d 2 m K

Mas K é a energia que ele tinha antes da queda: essa energia era potencial gravitacional.

K = m g Δ h

Δ t = d 2 g h

Substituindo os valores numéricos dados no enunciado:

Δ t = ( 1.2 - 0.2 ) 2 9.81 × ( 6.4 - 1.2 ) = 0.198 s = 0.2 s

Passo 4

b) Nesse caso, para o pouso na serragem, d = 20 - 5 = 15 c m = 0.15 m

Δ t = ( 0.15 ) 2 9.81 × ( 6.4 - 1.2 ) = 27 m s

Passo 5

c) Aqui vamos ter que raciocinar usando a primeira fórmula que usamos na questão.

Δ P = F r e s Δ t

A variação de momento vai ser igual nas duas situações. Então, se o tempo de colisão é maior para o pouso no colchão de ar, a força média que o colchão de ar vai exercer sobre o atleta é menor. Sacou?

Resposta

  1. 0.2 s
  2. 27 m s
  3. O colchão de ar.
Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

O motor de um sistema de manobra orbital em um ônibus espacial exerce uma força igual a 26700N j ^ durante 3,90s , ejetando uma quantidade de massa de combustível desprezível em relação à massa de 950
No instante t = 0 , um foguete de 2150k g no espaço sideral aciona um motor que exerce uma força crescente sobre ele no sentido positivo dex . Essa força obedece à equação F x = A t 2 , ondet é o inte
Uma pedra de 2,0k g está deslizando a 5,0m / s da esquerda para a direita sobre uma superfície horizontal sem atrito, quando é repentinamente atingida por um objeto que exerce uma grande força horizon
No Exemplo Conceitual 8.1 (Seção 8.1), mostre que o barco de massa 2 m possui, ao chegar na linha final, um momento linear 2 vezes maior do que o momento linear do barco de massa m .
Dois veículos se aproximam de um cruzamento. Um deles é uma caminhonete de 2500k g que se desloca a 14,0m / s do leste para oeste (no sentido negativo de x ), e o outro é um carro de passeio de 1500k