Enunciado

Potência automotiva I. O motor de um caminhão transmite 28,0 kW para as rodas de direção, quando o caminhão está se deslocando a uma velocidade constante de módulo 60,0 km/h em uma estrada plana. a) Qual é a força retardadora que atua sobre o caminhão? b) Suponha que 65% da força retardadora sejam provenientes do atrito de rolamento e o restante da força retardadora seja proveniente da resistência do ar. Se a força do atrito de rolamento independe da velocidade escalar e a força da resistência do ar é proporcional ao quadrado da velocidade escalar, qual potência vai dirigir o caminhão a 30,0 km/h? E a 120,0 km/h? Dê suas respostas em watts e horse-power.

Letra a)

Passo 1

Primeiro devemos lembrar que a potência é definida como:

P = Fv

F = P v

Lembramos também que a unidade de potência é Watts por segundo, então temos que transformar a velocidade de 1 m/s para km/h:

1 m/s = 3,6 km/h

Assim, basta substituirmos na expressão acima para descobrir a força:

F = 28   × 10 3 ( 60,0 ) ( 3,6 )

F = 1,68   ×   10 3 N

Moleza né? Agora vamos partir para letra b)

Letra b)

Passo 2

Da definição dita no item anterior, observamos que a potência é diretamente proporcional a velocidade. Se no primeiro instante a velocidade era 60,0 km/h e depois passou a ser 30,0 km/h, a potência também será reduzida pela metade. Além disso, o fator de 0,65 do atrito interfere dessa vez, somado com a resistência do ar proporcional ao quadrado da velocidade escalar que pode ser definido por 0,35 4 . Assim temos que:

P = (28,0)(0,50)(0,65 + 0,35 4 )

P = 10,3 kW

O mesmo raciocínio se aplica para a velocidade de 120 km/h. Como se trata do dobro da velocidade no primeiro instante, a potência será o dobro também:

P = (28,0)(2,0)(0,65 + 0,35×4)

P = 114,8 kW

Resposta

Letra a) A força retardadora é F = 1,68   ×   10 3 N .

Letra b) As potências são: 10,3 kW e 114,8 kW. A transformação para horse-power deve ser feita utilizando uma tabela de conversões.

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Se um buraco negro e uma estrela “normal” orbitam um ao outro, gases da estrela normal caindo no buraco negro podem ter sua temperatura aumentada em milhões de graus através do aquecimento por atrito.
Calcule sua energia de repouso em mega elétron-volts e joules. Se essa energia pudesse ser convertida completamente para a energia cinética do seu carro, estime a sua rapidez. Use a expressão não rela
Use a tabela 7 - 1 para calcular a energia necessária para remover um nêutron de uma partícula alfa em repouso, deixando um núcleo de hélio-3 em repouso mais um nêutron com 1,5M e V de energia cinétic
Uma massa na extremidade de uma mola com uma constante de força de 1000N / k g oscila com uma frequência de 2,5 oscilações por segundo. (a) Determine o número quântico n do estado em que a mola está,
A energia radiante do Sol que atinge a órbita da Terra é de 1,35k W / m 2 . (a) Mesmo quando o Sol está a pino e em condições secas e desérticas, 25 por cento desta energia é absorvida e/ou refletida