Enunciado

Pretende-se usar duas placas de metal com 1,00 m 2 de área para construir um capacitor de placas paralelas. (a) Qual deve ser a distância entre as placas para que a capacitância do dispositivo seja 1,00 F? (b) O dispositivo é fisicamente viável?

Passo 1

Então queremos construir um capacitor de placas paralelas com placas de metal de área A = 1,00 m 2 . Para saber a distância, d, necessária entre as placas para que a capacitância do capacitor seja de C = 1,00 F , item (a), vamos utilizar a seguinte formula:

C = ε 0 A d

d = ε 0 A c

d = 8,85 × 10 - 12 1 1 = 8,85 × 10 - 12 m

Passo 2

Como átomos tem ordem dimensões da ordem de grandeza de 10 - 9 m , a resposta do item (b) é não. Pois a distância de separação das placas deve ser menor que o tamanho de átomos.

Resposta

(a) d = 8,85 × 10 - 12 m

(b) Não

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Se o capacitor do problema 5 é desconectado da bateria antes de a separação entre as placas ser triplicada, qual é a razão entre as energias final e inicial armazenadas?
Se a distância entre as placas de um capacitor de placas paralelas, carregado e isolado é duplicada, qual é a razão entre as energias final e inicial armazenadas?
Se a carga em um condutor esférico isolado é duplicada, sua autocapacitância (a) dobra, (b) cai à metade, (c) permanece a mesma?
Verdadeiro ou falso: a densidade de energia eletrostática está uniformemente distribuída na região entre os condutores de um capacitor cilíndrico.
A tensão em um capacitor de placas paralelas cuja separação entre as placas é 0,500m m é 1,20k V . O capacitor é desconectado da fonte de tensão e a separação entre as placas é aumentada até que a ene