Enunciado

Um quadro está suspenso em uma parede por dois fios ligados em seus cantos superiores. Se os dois fios fazem o mesmo ângulo com a vertical, qual deve ser o ângulo se a tensão em cada fio for igual a 0,75 do peso do quadro? (Despreze o atrito entre a parede e o quadro.)

Passo 1

Fala galera! Beleza?! Bora resolver essa questão!

Nós temos um quadro suspenso em uma parede por dois fios que fazem o mesmo ângulo com a vertical e precisamos determinar o ângulo se a tensão em cada fio for igual a 0,75 do peso do quadro.

Vamos construir um diagrama de corpo livre do sistema pra entender melhor:

Observe que duas forças agem sobre o quadro: a força tensora T (em laranja) e a força peso P (em roxo). Além disso, temos que os dois fios fazem o mesmo ângulo θ com a vertical.

As componentes de interesse são as verticais. Temos que as componentes verticais dos dois fios (representadas em vermelho) se somam e juntas contrabalançam a força peso. Então, vamos usar a segunda lei de Newton para fazer o somatório dessas forças e igualar a zero, para que o sistema esteja equilíbrio:

∑ F = 0

Assim, vamos encontrar o valor do ângulo θ através das componentes da tensão T .

Vamos lá!

Passo 2

O sistema todo está em equilíbrio, então a resultante das forças deve ser zero. Assim, somando as componentes verticais, temos:

T c o s θ + T c o s θ = P

2 T c o s θ = P

Como tensão em cada fio é igual a 0,75 do peso do quadro, temos: T = 0,75 P . Substituindo na equação ali em cima, ficamos com:

2 ∙ 0,75 P ∙   c o s θ = P

1,5 ∙ c o s θ = 1

Isolando o cosseno do ângulo:

c o s θ = 1 1,5 = 2 3

E calculando o arco cosseno, temos:

θ = cos - 1 ⁡ 2 3

θ = 48 °

Assim o ângulo formado com a vertical pelos fios é 48 ° .

Valeu, galera! Até a próxima! 😉

Resposta

θ = 48 °

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Duas cordas estão conectadas a um cabo de aço que segura um peso suspenso, como indicadona Figura 5.59. a) Desenhe um diagrama do corpo livre mostrando as forças que atuam sobreo nó que liga as duas c
Suspenso por um cabo, um elevador está descendo e desacelerando. O atrito e a resistência do ar são desprezíveis. Neste caso, a tensão no cabo é maior, menor ou igual à força gravitacional sobre o ele
As três flechas da FIGURA Q6.8 deixaram os arcos e estão se deslocando paralelamente ao solo. A resistência do ar é desprezível. Ordene, em sequência, do maior para o menor, os módulos F a ,F b e F c
Suspenso por um cabo, um elevador está subindo com velocidade constante. O atrito e a resistência do ar são desprezíveis. Neste caso, a tensão no cabo é maior, menor ou igual à força gravitacional sob
Um vergalhão de aço com 1.000k g é sustentado por duas cordas. Qual é a tensão em cada uma delas?