Enunciado

Quatro bolas leves A, B, C e D estão suspensas por fios. A bola A foi tocada por um bastão de plástico previamente friccionado em lã. Quando as bolas são aproximadas, sem se tocarem, observa-se o seguinte: As bolas B, C e D são atraídas pela bola A. As bolas B e D não têm efeito uma sobre a outra. A bola B é atraída pela C. Qual é o estado de eletrização (carga do vidro, do plástico ou neutro) das bolas A, B, C e D? Explique.

Passo 1

E ai gente, tudo bom com vocês?

Vamos fazer essa questão aqui comigo?

Bom, vamo lá.

O bastão de plástico foi eletrizado a partir da lã, nesse caso sabemos que, pela tabela triboelétrica, ele ficou com uma carga negativa, já que quando utilizamos um par de materiais para eletrização por fricção, sabemos que a carga positiva ficará para o elemento mais acima da tabela e a negativa para o mais abaixo.

Passo 2

Sabemos as seguintes coisas:

  1. A bola A foi tocada pelo bastão, logo foi negativamente carregada.(A-> negativa)
  2. As bolas B,C e D são atraídas pela bola A, logo elas podem ter cargas positivas ou serem neutras.
  3. As bolas B e D não tem efeito uma sobre a outra, logo ambas são neutras.(B,D -> neutras)
  4. A bola B é atraída pela C, logo a bola C tem carga, já que a B é neutra (c) e essa carga é positiva, já que C é atraída por A (a).

Resposta

Ver resolução

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Determine X nas seguintes reações nucleares: (a) 1 H+ 9 B e → X+n ; (b) 12 C + 1 H → X ; (c) 15 N + 1 H →4 H e+X . (Sugestão: consulte o Apêndice F.)
Quantos megacoulombs de carga elétrica positiva existem em 1,00m o l de hidrogênio ( H 2 ) neutro?
(a) Que cargas iguais e positivas teriam que ser colocadas na Terra e na Lua para neutralizar a atração gravitacional entre os dois astros? (b) Por que não é necessário conhecer a distância entre a Te
Se um gato se esfrega repetidamente nas calças de algodão do dono em um dia seco, a transferência de carga do pelo do gato para o tecido de algodão pode deixar o dono com um excesso de carga de - 2,00
Qual é a carga total, em coulombs, de 75,0k g de elétrons?