Enunciado

Se o raio do anel do Problema 80 for duplicado, mantendo a mesma densidade linear de carga, a frequência de oscilação da partícula varia? Se a resposta for positiva, por qual fator ela varia?

Passo 1

Esse problema é uma aplicação da fórmula obtida. Lembre-se que

f 0 = 1 2 π k Q 0 q m a 0 3

Queremos manter a densidade linear de cargas constante. Assim, temos que

λ = Q 0 2 π a 0 = Q f 2 π 2 a 0

Dessa forma, temos que

Q f = 2 Q 0

Assim, a frequência seria:

f = 1 2 π k 2 Q 0 q m 2 a 0 3 = 1 2 π k Q q 4 m a 0 3 f = 1 2 1 2 π k Q q m a 0 3 = 0,50 f 0

ou seja,

f = 0,50 f 0

o que demonstra que a frequência varia por um fator 0,50 .

Resposta

A frequência varia 0,50 f 0 .

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Mostre que a máxima intensidade de campo elétrico sobre o eixo de simetria de um anel de carga ocorre em z = R 2 Qual é a intensidade do campo elétrico neste ponto?
Suponha que você segure duas grandes folhas de plástico frente à frente, espaçadas uma da outra por d, conforme mostra a FIGURA P27.48. Atritando uma delas com lã e a outra com seda, você consegue obt
Você conseguiu um emprego em uma companhia que projeta e constrói nanomáquinas. Um engenheiro da empresa está projetando um oscilador microscópico para ajudar a medir o tempo, e você foi indicado para
A distância ao longo do eixo central de um disco de plástico de raio R, uniformemente carregado, o modulo do campo elétrico é igual à metade do ser valor no centro da superfície do disco?
Mostre que a Eq. 24-27, para o campo elétrico de um disco carregado, em pontos sobre seu eixo, se reduz ao campo de uma carga puntiforme para z ≫ R .