Enunciado

Um recipiente rígido, perfeitamente isolado, tem seu volume dividido ao meio por uma membrana. Um lado contém um gás em temperatura absoluta T 0 e pressão P 0 , enquanto o outro lado está completamente vazio. De repente, um pequeno buraco surge na membrana, permitindo que o gás escape para o outro lado até ocupar duas vezes seu volume original. Em termos de T 0   e   P 0 , quais serão as novas temperatura e pressão do gás quando ele estiver distribuído igualmente pelas duas metades do recipiente? Explique seu raciocínio.

Passo 1

Falaii galerinha do Responde ai, tudo belezinha?

Para resolvermos este problema iremos analisar a fórmula para gás ideal.

Condição inicial

P 0 V = n R T 0

Passo 2

Condições depois do buraco e igualando as equações,

P 2 V = n R T

V = n R T 2 P

P 0 V = n R T 0

V = n R T 0 P 0

n R T 0 P 0 = n R T 2 P

T 0 P 0 = T 2 P

Passo 3

Portanto, a pressão e temperatura do gás em todo recipiente é

T = T 0 ⋅ P 0 2 T 0       e       P = T ⋅ P 0 2 T 0

Como a membrana dividia pela metade, seu volume depois do buraco será o dobro do volume inicial.

“O coelho está certo, e ele é claramente o mais inteligente entre vocês!”

Resposta

Vide a resposta nos passos.

Exercícios de Livros Relacionados

Você está projetando uma câmara de vácuo para fabricar revestimentos refletivos. Dentro desta câmara, uma pequena amostra de metal será vaporizada, de modo que seus átomos viajem em linhas retas (os e
Nos assuntos anteriores, descobrimos que a velocidade de escape na superfície de um planeta de raio R é v e = 2 g R , onde g é a aceleração devido à gravidade na superfície do planeta. Se a velocidade
Estime a densidade do ar seco ao nível do mar em um dia quente de verão.
Um vaso de 10,0-L contém gás a uma temperatura de 0, 0 º C e uma pressão de 4, 0 ATM. Quantos mols de gás estão no vaso? Quantas moléculas?
Imagine que 10,0 g de hélio líquido, inicialmente a 4,20 K, evapore para um balão vazio que é mantido à pressão de 1,00 atm. Qual é o volume do balão em (a) 25,0 K e (b) 293 K?