Um resistor de e outro de são ligados em série a uma fonte de . (a)Qual é a voltagem nos terminais de cada resistor? (b)Um voltímetro conectado nos terminais do resistor de 224 indica uma leitura de 23,8V. Calcule a resistência do voltímetro. (c)Determine a leitura do mesmo voltímetro quando ele é conectado nos terminais do resistor de 589 . (d)As leituras indicadas pelo voltímetro são menores do que as voltagens ‘verdadeiras’ (ou seja, aquelas que existem quando o voltímetro não está presente). Seria possível projetar um voltímetro capaz de fornecer uma leitura maior do que a voltagem ‘verdadeira’? Explique.
Passo 1
Sem o medidor, o circuito consistem em dois resistores em série. Quando o medidor é conectado, a resistência dele é adicioando no circuito em pararelo. (a)Executando, temos que:

Logo,

Passo 2
Temos agora para o item (b) que:

O voltímetro lê a diferença potencial entre os terminais dele, que é 23.8V. Se podemos encontrar a corrente pelo voltímetro, ai a gente taca a lei de Ohm que é sucesso! Portanto, se a queda de tensão pelo resistor de 589 é:

Logo,

A queda de tensão pelo resistor de é 23.8V, logo:

Passo 3
Logo, nos dá . Portanto:

(c)O circuito com o voltímetro conectado é mostrado na figura abaixo:

Recolocando os dois resistores em pararelo por um equivalente, fica assim:

Logo, a corrente desse circuito é:

Passo 4
Não, nenhum voltímetro real vai consumir corrente!
